Influenciadores e canais do YouTube participam do Salão do Automóvel
A 30ª edição do evento acontece a partir de quinta (8), no São Paulo Expo
Realizado desde 1960, o Salão Internacional do Automóvel chega a sua 30ª edição a partir desta quinta (8), no São Paulo Expo, na Zona Sul. Considerado o maior do setor na América Latina, receberá 29 montadoras e terá uma área de 23 000 metros quadrados para test drives. Um dos destaques da programação deste ano será a presença de influenciadores digitais do mercado automobilístico. Criado pelos jornalistas Cassio Cortes e Gerson Campos, com a participação do ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, o canal Acelerados, do YouTube, é a mídia oficial do evento. Em um estande próprio, a equipe produzirá conteúdo e receberá os fãs.
A marca surgiu em 2014, inspirada no programa inglês Top Gear, e conta com mais de 1 milhão de inscritos. Em um de seus principais quadros, chamado Volta Rápida, testa desde modelos como o Porsche 918 Spyder, que custa em torno de 6 milhões de reais, até os mais populares. “Levamos os veículos a um autódromo para serem pilotados pela equipe ou pelos convidados”, conta Campos. “O público gosta de ver o Barrichello testar automóveis comuns.”
Os carros são relacionados em um ranking de classificação por tempo. Além disso, desde 2015 o Acelerados tem um quadro que vai ao ar aos domingos no SBT. Cortes e Campos também são pilotos e participam da Sprint Race, que dá acesso à Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional.
Outro canal que marcará presença no Salão é o Auto Super, com 515 000 inscritos no YouTube. Criado também em 2014 pelo economista Lucas Fontana e pelo empresário Filipe Bueno, o projeto levará um Chevette 1976 recém-restaurado ao pavilhão do São Paulo Expo. Os vídeos são produzidos desde maio em um estúdio instalado em um galpão na Zona Sul, onde também funciona uma oficina na qual trabalham treze funcionários. “Toda a estrutura é mantida com o dinheiro que vem do YouTube e dos patrocinadores”, conta Fontana.
A produção da dupla é dirigida a entusiastas de todos os tipos, desde fãs de carros rebaixados até clássicos, algo que se reflete nos catorze variados veículos que fazem parte do patrimônio do Auto Super. Mais um confirmado no Salão é o jornalista Renato Bellote, do canal Garagem do Bellote, com 288 000 inscritos. Decano na área, sua produção de vídeos começou em 2008. O conteúdo é voltado para os amantes dos modelos clássicos, paixão também do protagonista, que possui um Fusca de 1983 customizado e um Mercedes- Benz 190E, o mesmo modelo que Ayrton Senna usou em uma corrida em 1984.
Outros canais participarão do evento, como o Mundo sobre Rodas (que traz as novidades do mercado), Bruno Bar 56 (protagonizado por um piloto especializado em drift), Das Antigas (aqui o destaque são as “latas-velhas”) e o Mundo de Bob (com abordagem também em carros antigos). Fora do mundo virtual, uma inovação deste ano no Salão será o espaço New Mobility, destinado a discussões das novas tecnologias do mercado, como os veículos híbridos e elétricos. Pelo menos dez marcas devem disponibilizar exemplares desses dois modelos para test drive.
A edição passada do evento movimentou cerca de 320 milhões de reais na cidade, além de ter contado com um público de 715 000 pessoas, das quais cerca de 30% vieram de fora da capital. A expectativa dos organizadores é superar essa marca.
Salão Internacional do Automóvel. São Paulo Expo. Rodovia dos Imigrantes, km 1,5. De 8 a 18 de novembro. Das 13h às 22h. Ingressos de 25 a 3 500 reais.