Rodrigo Garcia terá o maior tempo de TV na propaganda eleitoral
Atual governador, que patina em terceiro lugar nas intenções de voto, terá quase o dobro de tempo em relação aos seus adversários diretos
As pesquisas de intenção de voto para o governo estadual vêm repetindo um cenário bastante incômodo para o atual ocupante do Palácio dos Bandeirantes, o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), que figura em terceiro lugar, atrás de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que abriu vantagem sobre o tucano.
+Homem é preso por importunação sexual dentro de aeronave
Para tentar reverter essa situação, a equipe de Garcia foca no tempo de TV, já que o candidato que está na “lanterninha” do top 3 terá quase o dobro de tempo e inserções de seus adversários. Essa tentativa de guinada começa nesta sexta-feira (26), com o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para o 1º turno das eleições, que se estende até o dia 29 de setembro.
A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na última quinta-feira (18), mostra o petista Fernando Haddad na liderança, com 38% das intenções de voto. Em seguida vem Tarcísio, com 16%, e Garcia, com 11%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para ambas direções (mais ou menos).
+Justiça absolve policial que pisou em pescoço de mulher durante abordagem
Já nas inserções e no programa de rádio e TV, as posições de Rodrigo e Haddad se invertem, já que o tucano terá o maior tempo, e o petista, o terceiro. Entretanto, a diferença entre o petista e Tarcísio é de apenas um segundo.
É aí que o candidato tentará realmente ser conhecido na rua, assim como disse que já vinha acontecendo em abril último à Vejinha, quando assumiu o cargo deixado por João Dória na frustrada tentativa deste em se firmar como candidato na corrida presidencial.
Pelo cronograma divulgado pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), quem abrirá as inserções será o Novo, com seus 20 segundos de tempo. Só para efeito de comparação, o tempo em que os eleitores verão Vinícius Poit na TV não é nem um décimo da coligação que apoia Rodrigo, com seus 257 segundos (4 minutos e 17 segundos) e 421 inserções. O Novo tem 35.
+Capital tem 21 000 famílias recebendo auxílio aluguel
O tucano conseguiu essa larga vantagem por agregar uma grande coalizão para sua empreitada em tentar se reeleger, que inclui, além do PSDB, as legendas Avante, Cidadania, MDB, Patriotas, Podemos, PP, Solidariedade e União Brasil.
O cálculo é feito com base no número de deputados federais eleitos pelas siglas em 2018, além da cláusula de barreira.
Veiculações
O programa eleitoral gratuito será veiculado de segunda a sábado, e terá 50 minutos de duração, divididos em dois blocos, além de 70 em inserções diárias, que terão duração de 30 e 60 segundos cada.
+Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 14 milhões
Às segundas, quartas e sextas-feiras, serão exibidos os programas de candidatos a senador, deputado estadual e governador, enquanto terças, quintas e sábados são os dias da propaganda para presidente e deputado federal.
No rádio as veiculações acontecem das 7h às 7h25, e das 12h às 12h25. Já na TV, elas serão feitas das 13h às 13h25, e das 20h30 às 20h55. As inserções serão distribuídas das 5h às 24h.
Confira abaixo cada uma das coligações e seus tempos
- Rodrigo Garcia (PSDB) – Coligação São Paulo Pra Frente: 4 minutos e 17 segundos/421 inserções
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – Coligação São Paulo: 2 minutos e 19 segundos/228 inserções
- Fernando Haddad (PT) – Coligação Juntos por São Paulo: 2 minutos e 18 segundos/226 inserções
- Elvis Cezar (PDT): 43 segundos/70 inserções
- Fernando Poit (Novo): 20 segundos/35 inserções