Reveja as campanhas publicitárias memoráveis de Washington Olivetto
Confira comerciais como o 'Casal Unibanco' e o 'Garoto Bombril', que marcaram a publicidade brasileira
Premiado internacionalmente, o publicitário Washington Olivetto, que faleceu no domingo (13), é responsável por várias das mais memoráveis campanhas publicitárias do Brasil.
Paulistano, Olivetto cursou publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado e começou, em 1969, aos dezoito anos, a trabalhar como redator em uma agência publicitária.
Ao longo da carreira prolífica, ganhou mais de 50 prêmios no Festival de Publicidade de Cannes, além de ter conquistado o Clio Awards, maior premiação da publicidade, e foi um dos fundadores da agência W/Brasil.
Meu Primeiro Sutiã (Valisère)
A campanha, veiculada em 1987, popularizou a frase “o primeiro Valisère a gente nunca esquece” e tornou conhecido o rosto da jovem Patrícia Lucchesi. A produção também ficou marcado por não exibir o nome da marca do momento, apenas sendo dita ao final, na famosa frase.
Garoto Bombril (Bombril)
Talvez a criação mais famosa de Olivetto, o trabalho para a Bombril tornou Carlos Moreno, ator que interpretou o Garoto Bombril por anos (chegando a entrar, em 1994, no Livro dos Recordes como a mais longeva), conhecido por todos os brasileiros. Criada em 1978, o publicitário, então na agência DPZ, teve o desafio de repaginar o slogan da marca, “Mil e uma utilidades”. Durante os anos do Garoto Bombril, a campanha chegou a ir para a Justiça após a concorrente Comfort ser citada diretamente em uma das produções. Em resposta, a W/Brasil lançou outra propaganda “castigando” a concorrente, mas dessa vez sem citá-la!
Crianças do DDD (Embratel)
As três crianças explicando o significado de DDD (Discagem Direta à Distância) foi um marco na televisão em 1999. A música cantada pelos pequenos vestidos com antenas e roupas coloridas ficou na cabeça dos brasileiros.
Casal Unibanco (Unibanco)
Em 1993, o publicitário criou o Casal Unibanco, que também se tornou uma campanha longeva. O primeiro par foi interpretado por Felipe Pinheiro e Katia Bronstein e, no ano seguinte, foi feita uma seleção para o novo casal. Ao longo dos anos, os comerciais com o Casal Unibanco contaram com participação de artistas como Débora Bloch e até do empresário Bill Gates.
Cachorrinho da Cofap (COFAP)
Na década de 90, já na W/Brasil, lançou o filme Corrida no Parque, que exaltava as peças automotivas através da disputa entre dois cachorrinhos em uma ladeira.
Vulcabras 752
A campanha, veiculada no final da década de 80, assinada por Washington Olivetto e Gabriel Zellmeister colocou os sapatos nas mãos e pés de personalidades como Hebe Camargo, Paulo Maluf e Leonel Brizola.