Rachas memoráveis em São Paulo
Cidade abriga competições oficiais de velocidade desde 1908 e é a única a sediar provas da Fórmula 1 e da Fórmula Indy
O início
A paixão de São Paulo pelo automobilismo não é nova: já ocorrem competições na cidade desde o começo do século passado. O “autódromo” da época era, na verdade, um hipódromo, o da Mooca. Em 1902, três automóveis usaram a pista do local para realizar um “pega”, mas a primeira competição oficial só foi realizada em 1908. Organizada pelo recém-criado Automóvel Clube do Brasil, o Circuito de Itapecerica começava no Parque Antártica, em São Paulo, e ia até o centro de Itapecerica da Serra, em um percurso de 75 quilômetros. A corrida foi vencida por Sylvio Alvares Penteado, dirigindo um Fiat cuja velocidade média era de 50 quilômetros por hora.
+ São Paulo: a cidade do motor
+ Campanhas publicitárias que transformaram carros em ícones
+ De olho nos proximos 50 anos
Tragédia na Avenida Brasil
Realizado há 75 anos, o Grande Prêmio Cidade de São Paulo foi uma festa que terminou em tragédia. Em 12 de julho de 1936, a Avenida Brasil e outras ruas do Jardim América se transformaram em um palco para os grandes pilotos da época, como os brasileiros Chico Landi e Manuel de Teffé, os italianos Carlo Pintacuda e Attilio Marinoni e a francesa Hellé-Nice. Fontes não oficiais calcularam que 150.000 pessoas acompanharam a corrida de perto. Tão perto que, em alguns trechos, apenas cordas separavam o público dos carros. Os italianos fizeram a dobradinha, com Pintacuda em primeiro. Em disputa pelo terceiro lugar, Teffé e Hellé-Nice se chocaram na reta final e o bólido da francesa voou sobre a plateia. O saldo foi de quatro mortos e mais de trinta feridos. A fatalidade apressou a busca por um local mais adequado para as provas. Quatro anos depois, era inaugurado o Autódromo de Interlagos.
A versatilidade de Interlagos
Algumas categorias e provas que o autódromo abriga
– Stock Car
– Campeonato Paulista de Automobilismo
– Mil Milhas Brasileiras
– Racha em Interlagos
– Itaipava GT Brasil
– Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
– Campeonato Brasileiro
– Racing Festival
– Grande Prêmio Cidade de São Paulo
– Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck
Uma nova pista
Em 1990, no aniversário de cinquenta anos do autódromo, o traçado do circuito foi alterado. O original, de 1940, contava com quase 8 quilômetros. Com a reforma, passou a ter 4,3 quilômetros. Um dos destaques do novo percurso, o S do Senna, foi desenhado com a ajuda do próprio tricampeão mundial de F1. Confira (na planta original da reforma, acima) a diferença entre os dois circuitos.
8 episódios que marcaram os trinta anos do GP Brasil de Fórmula 1
1972 – Na primeira prova disputada no país, o carro de Emerson Fittipaldi quebrou nas últimas voltas: o vencedor foi o argentino Carlos Reutemann
1973 – Primeira vitória de Fittipaldi em Interlagos
1975 – Dobradinha brasileira, com José Carlos Pace em primeiro e Fittipaldi em segundo
1991 – Com o câmbio da McLaren travado, Ayrton Senna conquista a vitória no Brasil, para delírio dos espectadores
1993 – Senna ultrapassa Damon Hill na subida do Laranjinha e conquista o primeiro lugar
2005 – Fernando Alonso comemora o título, na primeira vez que o GP Brasil consagrou um campeão
2007 – Felipe Massa dá passagem para Kimi Raikkonen, seu companheiro na Ferrari, conquistar o título
2008 – Massa vence a corrida, mas perde a chance de ser campeão na última curva, após uma ultrapassagem que deu o quinto lugar, e o título, a Lewis Hamilton