Quer voltar a estudar? Sesi-SP tem EJA gratuito com curso profissionalizante
Inscrições abertas até o dia 10 de abril
O Sesi São Paulo está com vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante. O programa é voltado para aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica no tempo habitual, com inscrições abertas até dia 10 de abril.
A Educação de Jovens e Adultos do Sesi abrange o Ensino Fundamental anos finais (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (do 1° ao 3º ano). Outro programa fornecido pela instituição é o EJA Profissionalizante, que em parceria com o SENAI-SP oferece certificação profissional em cursos variados. A expectativa é atender mais de 20 mil alunos até o final deste ano.
“A integração da EJA com a educação profissional do SENAISP permite que o estudante conclua a educação básica ao mesmo tempo em que se qualifica para o mercado de trabalho, sem ampliar o tempo total de formação. Em até 12 meses, é possível obter certificação em cursos alinhados às demandas reais da indústria e dos serviços. Essa proposta valoriza a trajetória de cada aluno e amplia suas oportunidades de emprego, renda e mobilidade social”, afirma Denis Mathias Bicudo, supervisor de Operações do SENAISP.
A organização curricular prevê 80% da carga horária de encontros a distância e 20% de encontros presenciais. A idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental Anos Finais é de 15 anos, e a partir dos 18 anos para o Ensino Médio, com prioridade aos trabalhadores da indústria.
“Atualmente, a maior parte dos nossos atendimentos ocorre para estudantes entre 19 e 45 anos (74%), sendo que, dentre esses, temos 23% dos alunos entre 19 e 25 anos. Outro dado interessante diz respeito para a maioria de mulheres em nossas classes, que hoje correspondem a 61% do nosso público atendido”, explica a organização.
Os alunos matriculados também terão acesso livre a todas as instalações de lazer existentes nos Centros de Aprendizagem e Treinamentos do SESI (CATs) em todo o estado de São Paulo.
Qualificação profissional
Entre as opções de cursos profissionalizantes, disponíveis nas 36 unidades da instituição, estão: Construtor de Alvenaria, Eletricista Instalador Residencial, Eletricista de Automóveis, Eletricista Instalador Predial, Pintor Imobiliário, Padeiro, Desenhista Técnico de Edificações, Armador de Estruturas de Concreto Armado, Vidraceiro, Carpinteiro de Formas e Instalador Hidráulico de Edificações.
Outra novidade é a oferta do SEJA PRO+ Trabalho e Emprego, iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com o Sesi São Paulo. Será oferecido auxílio financeiro aos estudantes, preferencialmente, entre 18 e 29 anos, que concluírem o Ensino Médio e se qualifiquem em um dos cursos oferecidos pelo SENAI-SP. No total serão 8 mil alunos beneficiados nesse programa, que poderão se matricular em uma das 36 unidades do SESI-SP que oferecem a Educação de Jovens e Adultos.
EJA Profissionalizante
Incrições pelo site do Sesi SP





