Quem é o Papa Leão 14: Robert Prevost é agostiniano e segundo pontífice das Américas
Novo líder da Igreja Católica foi nomeado bispo pelo Papa Francisco

O novo Papa Leão 14, nascido Robert Francis Prevost, é o primeiro papa da Ordem de Santo Agostinho e o segundo pontífice oriundo das Américas, após o papa Francisco, de acordo com o Vaticano. Natural de Chicago, nos Estados Unidos, ele tem 69 anos e uma longa trajetória como religioso, missionário e administrador da Igreja.
Formado em Matemática e Teologia, entrou nos agostinianos em 1977 e foi ordenado sacerdote em Roma, em 1982. Com forte atuação missionária no Peru, atuou por mais de uma década em regiões pobres, onde exerceu funções pastorais, acadêmicas e judiciais. Também foi prior provincial nos EUA e, posteriormente, prior geral da Ordem de Santo Agostinho por dois mandatos.
Em 2014, foi nomeado bispo pelo papa Francisco e atuou em Chiclayo e Callao, no Peru. Sua influência cresceu no Vaticano, onde ocupou cargos importantes em diversos dicastérios – órgãos que ajudam o pontífice a administrar a Igreja.
Em 2023, tornou-se Prefeito do Dicastério para os Bispos e cardeal, destacando-se pela atuação em assembleias sinodais e sua proximidade com o papa Francisco. Em fevereiro de 2025, foi promovido à ordem dos bispos com o título da Igreja Suburbicária de Albano.
De acordo com o Vaticano, com forte perfil pastoral, experiência internacional e sólida formação teológica e canônica, papa Leão 14 assume o papado com a marca da missão, da simplicidade e da fidelidade ao legado agostiniano.
Em seu discurso inaugural, o novo pontífice agradeceu ao papa Francisco e aos cardeais pelos votos, além de realizar a bênção Urbi et Orbi da bancada do Vaticano na Praça São Pedro. Ele também prestou uma homenagem à sua diocese no Peru.
“Gostaria de agradecer a todos os irmãos cardeais que me escolheram para ser sucessor de Pedro, e caminharei junto a vós, como Igreja unida, buscando sempre a paz, a justiça, buscando sempre trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo. Sem medo, para proclamar o Evangelho. Para sermos missionários”, disse Leão 14 em seu discurso.