Continua após publicidade

Psicóloga ensina pacientes a fazer pães em sessões de terapia

Objetivo é fazer com que as pessoas tracem paralelos entre a sua vida e os processos de fabricação do alimento

Por Ricardo Chapola
4 jul 2019, 15h36

Uma psicóloga de 42 anos desenvolveu uma metodologia um tanto quanto inusitada de trabalho para atender seus pacientes em São Paulo, cidade onde mora e atua há dezoito anos. Decidiu, literalmente, colocar a mão da massa. Tratou, então, de pegar um rolo, farinha, fermento e começou a ensinar a fazer a pão durante as sessões.

Nivia Golçalves Massuti teve a ideia em outubro de 2016, enquanto preparava um pão semi-integral com ervas frescas para seu filho, Guilherme, fanático pelo alimento desde bebê. “Meu filho via a gente comendo pão e ficava enlouquecido. Desenvolvi essa receita especialmente para ele. Quando estava fazendo, tive o insight para criar o projeto”, conta.

Desde então, Nivia oferece sessões, digamos, saborosas de terapia em um espaço no bairro de Sumaré, na Zona Oeste. Lá, ensina seus pacientes a pensar sobre a vida a partir dos processos de preparação da receita. “Isso ajuda a pessoa a lidar com seu tempo interno, de conseguir esperar pelas coisas, assim como é preciso aguardar o pão crescer, assar”, explica. “Deve-se saber respeitar o tempo para atravessar processos de crise, por exemplo.”

As pitadas de terapia entram entre um passo e outro na fabricação do pão. “Vou construindo reflexões, traçando paralelos com a história do pão. Nos momentos em que precisamos esperar ele crescer, ou assar, sentamos e trocamos ideias”, diz. “Vou perguntando sobre os ingredientes que chamam a atenção, sobre o tempo. E quem quiser compartilhar sua história, compartilha. Depois a gente come e tem mais uma etapa de conversa.”

Continua após a publicidade

Para cada sessão, que ocorre duas vezes por mês e custa na faixa dos 70 reais, Nivia escolhe uma receita diferente. Quem já participou voltou para casa com a cabeça mais fria e sabendo preparar tipos diferentes de pães, como de cebolinha, abóbora cabotiá e chocolate.

A próxima oficina ministrada por Nivia está prevista para acontecer nesta sexta (5), às 17h, na Rua Antônio Alves Magan, 32, Sumaré. As inscrições podem ser feitas por esse site. A edição será destinada especialmente ao público infantil.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.