Projeto da prefeitura amplia horário de feiras livres e prevê banheiros
Proposta é a de que elas funcionem das 8h até as 14h45; atualmente horário vai das 7h30 às 13h
A Prefeitura de São Paulo anunciou que o horário das feiras livres na capital vai mudar e passará a ser das 8h às 14h45. Atualmente elas operam das 7h30 às 13h. Outras novidades incluem a instalação de banheiros e ainda a destinação de mil trabalhadores da Operação Trabalho para auxiliar na coleta dos resíduos.
+Mulheres serão indenizadas por queda de avião que matou Eduardo Campos
O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) nesta quinta-feira (25), data que marca os 108 anos de feiras livres na cidade de São Paulo. A alteração do horário ainda depende de mudança non decreto que rege o funcionamento das feiras livres na cidade de São Paulo. Procurada, a prefeitura não informou em que data isso irá ocorrer.
Criadas por decreto do então prefeito Washington Luiz em 1914, a primeira delas foi montada no largo General Osório e contou com a participação de 26 feirantes. Atualmente estão espalhadas por todos os pontos da capital quase mil feiras livres, que empregam 12 mil pessoas de forma direta e geram, no total, 40 mil ocupações.
+Nova administração do Villa-Lobos, Cândido Portinari e Água Branca prepara novidades
Antiga reivindicação dos próprios feirantes, a instalação de banheiros terá início na segunda quinzena de setembro. Inicialmente eles estarão dispostos em 108 feiras livres e cada uma terá duas cabines, sendo uma delas destinada a pessoas com deficiências. “Será feito um teste para depois ampliar e corrigir possíveis problemas”, explica o secretário executivo de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento, Carlos Eduardo Fernandes.
Outra novidade é o emprego de mil trabalhadores em 220 feiras livres com o objetivo de auxiliar os feirantes na destinação de resíduos orgânicos, como restos de folhagens, frutas e legumes que são descartados.