Programas para quem deseja entrar em forma
Alguns projetos oferecem apoio a quem precisa emagrecer
■ Comedores Compulsivos Anônimos
A irmandade promove reuniões com princípios inspirados nos alcoólicos anônimos e estudos de textos em prol do autocontrole. Não é exclusiva para gordos, mas muito procurada por eles. Gratuitos, os encontros acontecem em diversas regiões da grande São Paulo, em dias e horários variados, anunciados no site www.comedorescompulsivos.org.br.
■ Grupo de Estudos da Obesidade, da Unifesp
Voltado apenas para adolescentes de 15 a 19 anos, o projeto é formado por nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, educadores físicos e psicólogos. O tratamento, em centro na Vila Clementino, na Zona Sul, dura um ano. Inscrições abertas até 15 de dezembro pelo telefone 5572-0177.
+ O aperto dos gordinhos: como vivem os obesos em São Paulo
+ Obesidade: teste da receptividade
■ Meta Real
Assim como os Vigilantes do peso, alterna palestras com um programa de dieta sem remédio, numa proposta de mudança de comportamento que evite o efeito sanfona. A mensalidade básica é de 90 reais. Rua Doutor Fabrício Vampré, 120, Vila Mariana, tel.: 5572-2611. Mais doze endereços na capital.
+ Gordos e ex-gordos falam sobre suas dificuldades
+ Lojas que investem na moda plus size
■ Projeto de Atendimento ao Obeso, do Hospital das Clínicas
Este programa de atendimento gratuito promove encontros em grupo nos quais os pacientes recebem orientação nutricional e psicológica. Bastante reconhecido, costuma ter filas de espera, com prazo variável conforme a época do ano. Informações sobre as próximas turmas no e-mail prato.ipq@hcnet.usp.br.