Governo de SP lança programa para reduzir pobreza de 105 mil famílias
SuperAção SP é um conjunto de 29 políticas públicas e inclui atendimento personalizado para os beneficiários

O Governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (20) o SuperAção SP, conjunto de medidas que busca mitigar a pobreza a oferecer auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado. Ao todo, o programa conta com R$ 500 milhões para o funcionamento e deve atender, em um primeiro momento, 105 mil famílias.
A proposta reúne 29 políticas públicas e o CadÚnico será utilizado para identificar as famílias beneficiárias, cabendo a elas decidirem se querem ou não aderir ao programa. As famílias ficarão dois anos no programa, com mais seis meses de acompanhamento.
Cada núcleo familiar recebe um plano de desenvolvimento individualizado, com acompanhamento técnico, definição de metas e apoio contínuo. A iniciativa oferece duas trilhas para diferentes perfis de família: a primeira, “Proteção Social”, é voltada àquelas com barreiras severas de inclusão, como dependência de cuidados, idade avançada ou baixa escolaridade. Já a trilha “Superação da Pobreza” atende famílias com perfil ativo para o mercado de trabalho.
As ações customizadas são dividas em três módulos complementares: o eixo chamado de “Proteger”, que dá acesso a benefícios sociais, alimentação, saúde, moradia e educação infantil; o “Desenvolver”, voltado para a qualificação profissional e o incentivo à formação; e “Incluir”, com entrada no mundo do trabalho e apoio ao empreendedorismo. Todas as etapas incluem incentivos financeiros para os participantes.