Continua após publicidade

‘Nerckie’ dá aulas de tabuada e trigonometria pelo YouTube

Até professores de colégios tradicionais aderiram ao vídeo para ensinar

Por Ana Alice Vercesi, Guilherme Soares Dias e Jussara Soares
Atualizado em 5 dez 2016, 15h34 - Publicado em 11 out 2013, 18h27

Ao se formar, em 1998, em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, César Medeiros começou a lecionar matemática e informática em colégios da capital. Acabou ficando conhecido como Nerckie, o personagem que criou nas aulas que veicula no YouTube desde 2003. O professor não aparece nos vídeos, mas a sua voz, anasalada, que lembra a do comentarista esportivo Casagrande, e o modo de descomplicar os números o tornaram inconfundível para muitos alunos. O conteúdo está disponível no canal Vestibulândia (https://www.youtube.com/user/nerckie). Desde o início, cerca de 400 gravações já foram ali postadas, contendo lições que vão desde conceitos básicos da disciplina, como a tabuada, até assuntos mais temidos, como trigonometria e funções. O endereço contabiliza aproximadamente1,5 milhão de acessos mensais. Graças a uma parceria com o YouTube, Nerckie fica com 55% da publicidade exibida antes de qualquer videoaulae hoje só se dedica aos seus pupilos virtuais. “Ganho mais do que as escolas me pagariam”, afirma.

+ Especial Educação: a era da escola inteligente

Criado no fim de abril, o canal Curso Online Gratuito segue o caminhodo Vestibulândia (www.cursoonlinegratuito.org). Os responsáveis pelo serviço são professores do Colégio Pedroso e Oliveira, em Perdizes — Eduardo Lobello (biologia), Letícia Góes (português) e Clistines Melucci (física). Cursos pré-vestibulares tradicionais também investem nas videoaulas. Em seu portal na internet, o Anglo Vestibulares oferece mais de 400 vídeos a seus estudantes sobre questões de biologia, física, química e geografia. No Objetivo, professores de todas as disciplinas se revezam diante das câmeras para auxiliar os alunos na revisão do conteúdo passado em classe.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.