Procon determina que escolas particulares ofereçam descontos nas mensalidades

Instituições que não atenderem ao pedido poderão responder a processos administrativos e até serem multadas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 Maio 2020, 15h25 - Publicado em 8 Maio 2020, 15h22
 (Picjumbo/Pixabay/Divulgação)
Continua após publicidade

A Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon-SP) determinou que as escolas particulares de todo o estado de São Paulo devem fornecer descontos nas mensalidades dos alunos matriculados. O percentual pode variar de acordo com a situação econômica de cada instituição.

As escolas devem suspender cobranças feitas a partir de abril de 2020 de “qualquer valor complementar ao da mensalidade escolar”, como: alimentação, atividades extracurriculares, passeios, academia e transporte. “Caso esses valores já tenham sido pagos devem ser descontados na mensalidade subsequente”.

O órgão determinou que as entidades devem ter um canal de atendimento para tratar das questões financeiras. Demandas como análise de situação contratual de inadimplência devem ser tratadas o mais rápido possível.

As escolas que desejam implementar ensino a distância terão a obrigação de disponibilizar os “meios tecnológicos para que o consumidor tenha acesso ao conteúdo”. Os pais podem recusar o chamado EAD caso não possuam a infraestrutura para os filhos consumirem o conteúdo.

Todas as escolas devem oferecer um desconto na mensalidade escolar: o valor deverá ser proposto pela instituição, de acordo com a situação econômico-financeira. “Embora livre o percentual de desconto a ser fixado, sua concessão é considerada diretriz obrigatória”. As escolas que não cumprirem as diretrizes deverão apresentar uma planilha de custos e poderão responder a processos administrativos e sofrerem multas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.