Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Primeira edição do Prêmio Chico Vive homenageia jovens engajados em causas socioambientais

Cerimônia será apresentada por Bruno Gagliasso e Aline Midlej e premiará oito jovens de todo o país

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 out 2025, 12h54
premio-chico-vive
Projeto de Amaro Afonso, um dos finalistas: estudante de geografia de Recife desenvolveu uma cisterna que aproveita água da chuva (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

O legado de Chico Mendes, líder seringueiro assassinado há quase quatro décadas que virou símbolo da defesa da Amazônia, é celebrado em uma premiação inédita. O Prêmio Chico Vive, cuja a primeira edição acontece na quinta (23), homenageará jovens de 15 a 35 anos engajados em causas socioambientais em todo o país.

A cerimônia, realizada no Teatro Cultura Artística, premiará seis jovens, cada um representando um dos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Os vencedores serão selecionados entre os 18 finalistas já eleitos. Ao todo, o prêmio recebeu mais de 500 inscrições.

A noite contará com apresentação de Bruno Gagliasso e Aline Midlej, além de direção artística de Rafael Dragaud e produção de Joana Henning. A família de Chico Mendes, Ilzamar, Elenira, Sandino e Ângela Mendes estará presente no evento.

Os finalistas contam ainda com padrinhos e madrinhas ligados a cada bioma — entre eles, Dira Paes e Gleice Damasceno (Amazônia), Lázaro Ramos e Assucena (Caatinga), Tarciana Medeiros e Bella Campos (Cerrado), Alice Wegmann e Mariana Ximenes (Mata Atlântica), Isis Valverde e Gabriel Leone (Pampa) e Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank (Pantanal).

Os projetos concorrentes foram avaliados segundo critérios como continuidade das lutas históricas, mobilização, inovação em soluções socioambientais e compromisso com a natureza.

Continua após a publicidade

Além da premiação, os vencedores integrarão a Rede Chico Vive, iniciativa que pretende promover intercâmbio de experiências e fortalecer causas ambientais em escala nacional.

O corpo de jurados reúne representantes de instituições como UNICEF, Banco do Brasil, Comitê Chico Mendes, Instituto Imaflora, Instituto Papo Reto e Fundação Amazônia Sustentável.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 29,90/mês