Terreno trocado pelo Parque Augusta pode ganhar cinco edifícios
No espaço em Pinheiros, o número de apartamentos poderá chegar a 400 e haverá 1 300 vagas para veículos
A prefeitura de São Paulo enviou nesta quinta-feira (19) para 13º Vara da Fazenda Pública da capital a avaliação dos dois terrenos que serão trocados entre municipalidade e iniciativa privada. Alvo de um inquérito civil desde 2016, o espaço onde fica o Parque Augusta, no centro, que pertence à construtora Setin, será trocado por parte de uma terra pública localizada em Pinheiros.
Segundo o documento elaborado pela empresa BIRJ – Bolsa de Imóveis do Rio de Janeiro, a área central possui uma extensão de 23 700 metros quadrados e vale 137 milhões de reais. Os 18 000 metros quadrados de Pinheiros custam 186 milhões. A diferença de 49 milhões de reais em desfavor da prefeitura será compensada com obras custeadas pelos empresários que receberão o terreno de Pinheiros.
Entre as contrapartidas negociadas estão a construção do Parque Augusta, um centro de acolhimento para moradores de rua e uma creche, além da reforma e da manutenção por dois anos das praças Victor Civita, em Pinheiros, e Roosevelt, no centro — esta última deve ser ligada ao parque por um bulevar na Rua Gravataí.
Segundo a análise da BIRJ, a parte do terreno público que será trocada (o restante da terra, cerca de 17 000 metros quadrados, ficará em poder da prefeitura) tem frente para a Marginal Pinheiros (120 metros) e a Avenida Frederico Hermann Junior (65 metros). Nos lotes um e dois, poderão ser erguidas cinco torres de prédios com até 27 andares. O número de apartamentos chegará a 400 e haverá cerca de 1 300 vagas para veículos – as unidades terão entre três e cinco espaços de garagem.
A Justiça marcou para o dia 8 de novembro a próxima audiência entre as partes. Na ocasião, a construtora Setin vai apresentar os seus laudos, assim como o Ministério Público e um perito judicial.
Para ser concretizada, a troca precisa receber o aval da Câmara Municipal.
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
IPTU 2026: Prefeitura de SP abre consulta e calendário de pagamento; saiba como garantir desconto





