Prefeitura admite cancelar Esquenta Carnaval se não houver patrocínio
"Prefeitura não colocará dinheiro público nesse carnaval fora de época", disse prefeito; evento está previsto para ocorrer em 16 e 17 de julho
A Prefeitura de São Paulo afirma que o Esquenta Carnaval 2022, que prevê o desfile de blocos pelas ruas da cidade entre 16 e 17 de julho, não ocorrerá se não houver patrocínio de empresas privadas.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) falou sobre o assunto à TV Globo na última quinta (30). “Se não houver patrocínio privado, a Prefeitura não colocará dinheiro público nesse carnaval fora de época. Se a gente estivesse falando do carnaval de rua normal no começo do ano, evidentemente a gente ia aportar para garantir o evento”, disse.
+ Vertigo: Sandra Mazzini inaugura mostra individual no Farol Santander
Na semana passada, foi feito o primeiro pregão para obter patrocinadores, com lance inicial de R$ 10 milhões, mas nenhuma empresa se interessou. Haverá um novo pregão no dia 7, às 11h, com um lance mínimo menor, de R$ 6 milhões. As empresas interessadas poderão dar lances sozinhas ou poderão formar um consórcio, e será escolhida a maior oferta.
O último carnaval de rua da capital aconteceu em 2020, já que em 2021 e 2022 o evento foi cancelado por conta da pandemia da Covid-19. O desfile de escolas de samba no Sambódromo do Anhembi foi realizado neste ano, e por isso os organizadores de blocos e trios elétricos acordaram com a prefeitura a possibilidade de um evento carnavalesco ainda em 2022.
Na última terça (28), a Secretaria Municipal de Cultura divulgou a lista de blocos inscritos no Esquenta Carnaval. A pasta recebeu 296 pedidos, dos quais 216 desfiles estão sob análise da coordenação técnica, considerando trajetos e horários.
+ “Armar a população não diminuirá a violência”, diz Mario Sarrubbo
“Diferente do período tradicional de carnaval de rua, que considera o pré, o carnaval e o pós, o Esquenta Carnaval 2022 será realizado apenas em dois dias. Dessa forma, para melhor contemplar oportunidades a todos os interessados, haverá apenas um desfile por bloco. Os novos desfiles serão aceitos somente para o Carnaval de Rua 2023”, afirmou a Secretaria Municipal de Cultura, em nota.
Também foram divulgados o Guia de Regras para Blocos e o Manual de Comunicação Visual para Patrocinadores de Blocos.