Continua após publicidade

Prefeito de cidade do interior é preso em operação sobre desvio de verbas

Marco César de Paiva Aga é do Republicanos, mesmo partido do governador eleito Tarcísio de Freitas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 dez 2022, 14h49
Marco César de Paiva Aga (Republicanos) foi afastado do cargo por suspeita de participação em esquema
Marco César de Paiva Aga (Republicanos) foi afastado do cargo por suspeita de participação em esquema (Redes Sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

O prefeito Marco César de Paiva Aga, da cidade de Casa Branca, no interior do estado de São Paulo, foi preso na manhã desta quarta-feira (21) durante uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público Estadual. Aga é do Republicanos, mesmo partido de Tarcísio de Freitas, e fez campanha para o governador eleito. O vice de Aga, Duzão Nogueira (PSD), agora está à frente da prefeitura. Aga não foi localizado para comentar o assunto (leia mais abaixo).

https://web.facebook.com/photo.php?fbid=10220184019412276&set=pb.1280397336.-2207520000.&type=3

As denúncias da operação Casa Limpa envolvem desde crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. As investigações indicam que uma empresa privada de saneamento teria subornado secretários municipais e prefeitos, além de outros agentes públicos, com a finalidade de ser favorecida em contratos de concessão de serviços de água e esgoto.

+Verão será marcado por chuvas irregulares, indica previsão

Além do mandado de busca a apreensão, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santana do Parnaíba, Santos e Cubatão, todas em São Paulo, além de Poços de Caldas, em Minas.

Segundo os promotores do Gaeco, o esquema usou uma triangulação financeira, já que documentos apontam que os envolvidos indicavam contas bancárias de parentes e pessoas próximas dos agentes públicos para que fossem realizados os depósitos.

Continua após a publicidade

+IPVA de Porsche superesportivo passa de meio milhão de reais

Aga não foi localizado para comentar o assunto. Em nota, a prefeitura de Casa Branca informou que o contrato da Prefeitura com a concessionária de água ocorreu antes do ano de 2017, e teve como base o plano de saneamento feito na gestão anterior. “Sobretudo em relação a necessidade da ampliação de investimentos das redes de água e esgoto no município”, informa trecho da nota.

A prefeitura informou que o próprio Ministério Público Estadual, por meio do CAEx – (Centro de Apoio Operacional à Execução), considerou o contrato regular. “A Prefeitura sempre prestou informações transparentes sobre esse contrato ou quaisquer outro que venha a ser solicitado. Por isso, confia e colabora com a justiça e acredita que tudo irá se resolver o mais breve possível”, informa a prefeitura de Casa Branca.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.