Dez praças para brincar ao ar livre
Confira locais que valem a visita. Eles são limpos, têm área verde bem cuidada e brinquedos em bom estado
ZONA OESTE
Praça Fioravante Salomão
– para crianças de 3 a 7 anos
Os responsáveis pela boa manutenção do local são os pais e funcionários da Creche Fraternidade Maria de Nazaré, na frente da praça. Conta com sacos de lixo, mesas de piquenique, tanque de areia, brinquedos e é cercada para evitar a entrada de animais.
Praça Coronel Pires de Andrade
– para crianças de 4 a 8 anos
Bem cuidado, o jardim com gramado e árvores dá a impressão de que acabou de ser regado por um zeloso jardineiro. A boa manutenção realizada pelos frequentadores é evidente também na condição dos brinquedos e na limpeza das lixeiras.
Reservatório Sumaré
– para todas as idades
Pertencente à Sabesp, o local abriga um reservatório de água responsável pelo abastecimento de 135 000 moradores da região. Há 22 anos serve também como área de lazer, já que tem trilhas para caminhada em meio a árvores centenárias e equipamento para recreação infantil, como balanços, escorregadores, gira-gira e trepa-trepa. Fica aberta diariamente, das 6h às 19h.
Praça Doutor João Ernesto Faggin
– para crianças até 4 anos
Uma paineira frondosa faz sombra e colore a pracinha. O tanque de areia é cercado para evitar a entrada de cães, tem bancos de concreto, escorregador e balanços. É ponto de encontro de mães, babás e suas crianças.
Praça das Corujas
– para todas as idades
Após longa reforma, ficou pronta em fevereiro. Conta com brinquedos novos e pista para caminhada. É repleta de árvores, algumas delas frutíferas, como amoreira e abacateiro. A área de concreto é ideal para giros de bicicleta.
Praça Conde de Barcelos – para crianças de 4 a 8 anos
Mantida pelos moradores do bairro, funciona como um ponto de encontro de praticantes de corrida e crianças acompanhadas da mãe e da babá. É arborizada e equipada com tanque de areia grande, brinquedos de madeira, como balanços e gangorras, e bancos de concreto.
Praça Victor Civita
– para crianças de 4 a 14 anos
Tratado, o espaço onde funcionou um incinerador de lixo deu lugar à praça.
A revitalização foi custeada pela Editora Abril, que publica VEJA SÃO PAULO,
pelo Banco Itaú, pela Petrobras e pela construtora Even. Tem palco para eventos e
programação extensa: ioga, oficinas, contação de histórias e shows (é possível checá-la
em pracavictorcivita.abril.com.br). Aberta diariamente das 7h às 19h.
ZONA SUL
Praça Pereira Coutinho – para crianças até 7 anos
Tem uma casinha de bonecas, brinquedos de madeira e árvores frutíferas, como cajueiro e jabuticabeira. Quando dão frutos, elas são a atração das famílias, que aproveitam para brincar de colheita.
Praça Vinícius de Moraes – para crianças de 6 a 14 anos
Fica ao lado do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi. Possui uma pista de 1 500 metros de extensão, aparelhos de ginástica, mesas de piquenique e ampla área de concreto cercada por bancos, ideal para as primeiras pedaladas da garotada.
ZONA LESTE
Praça Sampaio Vidal
– para todas as idades
É uma praça clássica. Tem coreto, balanços, escorregadores e trepa-trepa. Às sextas-feiras e aos sábados, abriga uma feira livre de artesanato (9h às 17h). Os moradores do bairro dizem sentir-se seguros ali porque a praça fica perto de um posto policial.