Avatar do usuário logado
Usuário

Placa de carro modelo Mercosul passa a valer em janeiro

Por enquanto, ela só é obrigatória em caso de primeiro emplacamento

Por Agência Brasil 26 jan 2020, 10h26
AA608A64-26F6-44DB-9157-98191C3E5EB4
 (Detran/Divulgação)
Continua após publicidade

A partir do dia 31 de janeiro, começa a valer para os Detrans estaduais, inclusive o de São Paulo, o novo modelo de Placas de Identificação Veicular no padrão Mercosul.

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento de veículos novos, quando houver transferência do veículo para outro município ou ainda se a placa precisar ser substituída em razão de danos ou furto.

A nova placa traz  itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação.

Onze estados já aderiram formalmente e estão testando o novo sistema do Serpro. Além do Brasil, também Argentina, Paraguai e Uruguai adotaram o novo padrão.

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês