Quadrinista argentina tem participação cancelada na CCXP após publicação racista
Patricia Breccia comparou homem que roubou seu celular a "um gorila obeso e marrom"
A quadrinista argentina Patricia Breccia teve sua participação cancelada na feira geek Comic Con Experience (CCXP) após ter publicado um post considerado racista em seu Facebook.
Ela escreveu que “um gorila obeso e marrom, daqueles que abundam no Congo urbano” havia roubado seu celular na segunda-feira (20). E ainda usou a expressão “primata marrom” para se referir ao homem, que é negro, segundo o g1.
O evento, que é a maior feira geek do país, se posicionou. “A CCXP tem como valor inegociável o respeito à diversidade e a promoção da igualdade, em todos os seus variados aspectos, e preza por ser um lugar acolhedor para todos, todas e todes, não tolerando qualquer tipo de discriminação”, traz o comunicado. “Com fundamento nos nossos valores e em comum acordo com a Editora Risco, decidimos por cancelar o convite anteriormente feito à Patrícia Breccia em função de suas declarações recentes, de forma que a referida artista não estará mais presente na CCXP23.”
A Editora Risco, que lançaria a publicação O Amante de Lady Frankenstein, também repudiou as falas da argentina. “Hoje nos deparamos com declarações racistas feitas pela quadrinista Patricia Breccia em sua conta no Facebook. Repudiamos de forma veemente qualquer atitude ou fala que denote racismo.”
Patricia Breccia não se pronunciou sobre o assunto.