Conheça os participantes do ‘MasterChef Profissionais’
Programa, que estreia no próximo dia 4, terá disputa entre catorze cozinheiros com experiência na cozinha

A Band divulgou nesta terça-feira (27) a lista dos catorze participantes da primeira edição do MasterChef Profissionais, que estreia no dia 4. Desta vez, como o nome da atração já adianta, a disputa será entre cozinheiros que já comandam restaurantes ou são formados.
Os jurados continuam os mesmos – Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin -, assim como a apresentadora Ana Paula Padrão. A diferença é em relação ao prêmio. O vencedor leva 170 000 reais (20 000 reais a mais do que na versão original) e um carro, mas não ganha a bolsa de estudos na escola Le Cordon Bleu, em Paris, como ocorre com quem vence o Masterchef Brasil.

“A nossa avaliação será muito mais criteriosa. Alguns participantes escutam, outros confrontam pois já são chefs”, afirma Paola. Fogaça explica: “Lidar com o ego dessa galera é mais difícil. Estão pagando para ver, querendo mostrar que são os melhores.”

A novidade desta temporada é o vestiário. Por lá, os participantes vão passar sempre que forem entrar na cozinha, para vestir a dólmã, ou quando forem eliminados. ‘O vestiário é muito importante para um cozinheiro. É ali que você xinga o chef, que fuma escondido, que chora, que extravasa a raiva. E no programa, o espaço vai funcionar igual na vida real’, conta Jacquin. “É no vestiário que o cozinheiro abre o coração depois de ser eliminado”, completa Ana Paula Padrão.

Veja abaixo a lista dos participantes do Masterchef Profissionais Brasil.
Dário Costa, 28 anos, Santos

Casado, é pai de primeira viagem, surfista e mergulhador. Mora em Guarujá, mas trabalha em Santos. Quer levantar a bandeira da cozinha que valoriza ingredientes locais e sazonais. Hoje está a frente do restaurante Santa Plata Culinária Saudável, em Santos. Já morou na Itália e em um navio da Indonésia por três meses.
Dayse Papatoto, 32 anos, Mogi das Cruzes

Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo. Trabalhou no restaurante do chef Laurent Suaudeau, em São Paulo. No buffet Fasano, diz ter sido a única chef mulher entre 25 homens. Também trabalhou no Duelo Cuochi, junto com o participante Ivo Lopes. Atualmente, comanda a cozinha do Feed Food, em Pinheiros.
Eliane Carvalho, 54 anos, Cuiabá

A mais velha entre os participantes é empresária e formada chef de cozinha pela Le Cordon Bleu Paris. Dona do Brito Bistrô, na capital mato-grossense, é adepta da cozinha clássica francesa.Tem um livro publicado, Cozinhando com Poesia, com poemas escritos por Gabriel Chalita, e se prepara para editar outro, focado em receitas que combinem com as estações climáticas do ano.
Fádia Cheiato, 25 anos, Americana

Formada pelo Senac Águas de São Pedro, está construindo seu próprio restaurante. Enquanto não fica pronto, ela dirige um delivery de comida árabe, o Sheik Árabe.
Fernanda Emerich, 27 anos, Nova Friburgo

Atua como personal chef, adora viajar para conhecer a culinária local.
Ivo Lopes, 40 anos, Rio de Janeiro

O mais experiente tem 25 anos de profissão. É considerado um forte candidato. Já chefiou cozinhas importantes em São Paulo, como Pomodori e Due Cuochi. Hoje atua como chef consultor da rede Alessandro & Frederico, no Rio de Janeiro.
Izabela Dolabela, 30 anos, Belo Horizonte

É triatleta, formada em gastronomi. Tem um canal no YouTube chamado Casando Sim! Mora com o marido e os cachorros. Afirma ter visão minimalista da gastronomia.
Izadora Dantas, 31 anos, São Paulo

Formada em gastronomia e divorciada, ela mora com o filho de 4 anos e tem um namorado. Trabalha em um projeto próprio chamado Apartamento8, onde recebe pessoas e cozinha jantares surpresa.
João Lima, 30 anos, São Lourenço da Mata

Cresceu entre Recife e São Paulo, foi criado pela avó e tem apreço grande pela cultura do Nordeste. Trabalhou como chef de confeitaria na Pousada do Zé Maria, em Fernando de Noronha (PE), e no restaurante Dui da chef Bel Coelho. Atualmente é professor universitario no Senac, em São Paulo.
Luiz Filipe Jacob, 25 anos, São Roque

Diz ser um homem de 25 anos com alma de 89. É casado e será pai durante as gravações. Sua referência na cozinha é o chef Massimo Bottura. Começou a cozinhar aos 15 anos, viajou pra Nova York para estudar e fazer estágios. Morou na Itália e hoje atua como chef executivo em um resort cinco estrelas em São Roque, no interor de São Paulo.
Marcelo Verde, 27 anos, São Paulo

Autocrítico, é detalhista. Começou a carreira em um restaurante japonês, trabalhou em endereços badalados de São Paulo, como o Clos de Tapas, depois no Kaa, Hotel Unique e, em seguida, foi para Portugal trabalhar no restaurante Belcanto, que ostenta duas estrelas no Guia Michelin. Voltou para o Brasil há seis meses.
Priscylla Luswarghi, 27 anos, São José do Rio Preto

Tem alma do interior. Trabalhou no italiano L’osteria e fez estágio no Dalva e Dito, de Alex Atala. Atualmente trabalha em Rio Preto em um restaurante contemporâneo espanhol.
Ricardo Bonomi, 40 anos, Campinas

Trabalhou por cinco anos no grupo Fasano (restaurantes Fasano e Gero), além do Aguzzo Café, Isso Cocina e no DOM, de Alex Atala. Hoje é dono e chef do restaurante Cevicheria y Los Outros, na capital paulista.
Rodrigo Einsfeld, 35 anos, Rio de Janeiro

Formou-se na Faculdade Anhembi Morumbi e especializou-se em restaurantes em Chicago, nos Estados Unidos. Trabalha como chef há oito anos. É casado e tem um filho de 11 anos. Rodrigo é sócio de Malvino Salvador no restaurante Barê, nos Jardins, há dois anos e meio. Já trabalhou no Stuzzi da chef Paula Pradin e no Arola Vintetres de culinária espanhola sofisticada.