O melhor endereço da cidade para…
Trocar livros, treinar inglês, ter um primeiro encontro, formar uma banda e mais
No gigantismo de São Paulo, nem sempre é fácil escolher o cenário certo para determinado tipo de programa. Onde trocar livros, treinar inglês ou encontrar um parceiro para jogar xadrez? Selecionamos uma lista com mais de trinta lugares para você não perder tempo e ir direto ao ponto:
+ Veja os 100 melhores endereços de São Paulo
+ Esqueça o escritório: treze bares para ir depois do trabalho
… Se dar bem em uma noite
Este item, vamos ser francos, depende mais do seu desempenho pessoal do que do lugar. Então capriche na produção (aqui a máxima “a primeira impressão é a que fica” tem de ser levada a sério) e renove o repertório de cantadas. Dito isso, se o alvo for a moçada na faixa dos 20, invista na boate Ballroom, nos Jardins, que bomba de gente bonita. Se seu pique para baladas já diminuiu, vale apostar nos encontros do Speed Dating. A receita é simples: fazer um cadastro no site https://www.speeddatingbrasil.com.br, pagar uma taxa de até 90 reais e comparecer ao local combinado. Os trinta participantes têm direito a apenas quatro minutos de conversa com cada pretendente. Para quem gosta do esquema à moda antiga, o Instituto da Melhor Idade organiza gratuitamente, duas vezes por semana, um baile no Parque da Água Branca, animado com forró e bolero. Só entram maiores de 50 anos.
■ Ballroom
… Pedir o parceiro em casamento
Dentro de uma das mais lindas igrejas da cidade, ao som de violinos, entre arranjos de flores e com uma bela vista para os jardins secretos do Mosteiro de São Bento, no centro. Em um cenário como esse fica difícil negar um pedido de casamento. Os monges abrem as portas de sua morada apenas dois domingos por mês, ocasião em que servem um caprichado brunch. Depois do noivado confirmado, dá até para pleitear uma “bênção express” e agendar a data do casório por ali mesmo. Em tempo: as vagas limitadas criam uma lista de espera de até dois meses.
… Ter um primeiro encontro
Se depois de descobrir a cor, a música e o ator favoritos de seu novo par os tópicos da conversa começarem a rarear, não entre em desespero. Para embalar o papo de casais recém-formados, o Ludus Luderia Bar & Café oferece, além do cardápio de petiscos e bebidas, uma relação de 700 jogos que garantem a diversão da noite. Só não vale perder a esportiva no caso de uma derrota.
+ Quinze brunchs bacanas para quem gosta de acordar tarde
… Namorar escondido
Um pequeno porão de fachada discreta na Alameda Jaú alia com maestria clima romântico, música ambiente animada (às vezes, uma banda de jazz toma o palco) e mais de 400 garrafas de vinho na adega. Com luz baixa, o Divine Wine Bar é um esconderijo ideal para romances clandestinos.
… Terminar um namoro
Trata-se do tipo de conversa que costuma exaltar os ânimos dos casais e pode acabar em chororô ou gritaria. A fim de evitar situações constrangedoras, escolha uma das três mesinhas da varanda do restaurante Vila das Meninas, em Pinheiros. Isoladas do salão principal, ocupam um ponto que impede a formação de plateia para o bate-boca. Se o caso for de fuga imediata, há um ponto de táxi próximo dali. Outra boa locação para esse momento triste e constrangedor, o V. Café ocupa um canto da Livraria Cultura. Dá para sair de lá munido de livros como “Autoestima Já!” e “Como Fazer Alguém Se Apaixonar por Você em Até 90 Minutos”.
■ V. Café
… Fazer as pazes
Voltar às boas com o parceiro pode envolver discussões espinhosas e muuuito lonnnnnngaaaaas. Para não correr o perigo de interromper a conversa em seu ponto alto, a filial da doceria Ofner, em Moema, funciona 24 horas. Levar o parceiro a um ambiente repleto de casais apaixonados também facilita a reconciliação. Canções com letras sugestivas como “Beija Eu” e “Amor, I Love You” marcam presença no repertório dos shows de Marisa Monte, cuja mais recente turnê desembarca novamente no HSBC Brasil em setembro.
■ Ofner
+ Boteco Week oferece combinações de petisco e bebida por preço fixo
… Sair da fossa
Superar um coração partido requer a coragem de conter os soluços e desafundar a cabeça do travesseiro. A primeira edição paulistana do festival alemão Oktoberfest pode ser uma alternativa atraente para afogar as mágoas. Devem passar pelo Anhembi, durante três dias, cerca de 100.000 pessoas. Assim, novos pretendentes é que não vão faltar. Para dar uma forcinha à paquera, serão servidas diversas variedades de chope.
■ Pavilhão de Exposições do Anhembi
… Discutir cinema
Uma quarta-feira por mês, dois especialistas na chamada sétima arte dividem seus conhecimentos e respondem a perguntas dos participantes do projeto Cinema da Vela, no CineSesc. O evento gratuito, que a cada noite discute temas como direção de fotografia e fitas independentes, leva esse nome porque dura o tempo da queima de uma vela. Outro lugar para engatar um papo sobre filmes é a locadora 2001 Vídeo, com sete unidades na capital (a melhor é a da Rua Estados Unidos). Nos corredores recheados por 15.600 títulos, sempre surge alguém disposto a trocar figurinhas sobre seus diretores favoritos. Se a conversa se alongar, o estabelecimento conta com um café aberto até a 0 hora.
■ CineSesc
… Formar uma banda
Se você sonha em brilhar nos palcos, mas sofre com a falta de companheiros de ensaio, vale dar uma volta pela Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, que concentra lojas de instrumentos musicais. A Galeria do Rock, no centro, pode render amigos de banda por meio de sondagens com os habitués e funcionários. Há ainda panfletos colados nas paredes com anúncios de interessados.
… Trocar livros
Durante a Feira de Troca de Livros e Gibis, promovida pela prefeitura em alguns parques da cidade, leitores interessados em renovar sua biblioteca sem pôr a mão no bolso analisam estandes divididos por assunto. Os escambos rolam com a mediação de atendentes ou entre os próprios frequentadores. Sua próxima edição ocupará o Parque da Independência, na Zona Sul.
… Desenhar
Artistas amadores e profissionais dominam as mesinhas da padaria Pão de Ló, todo mês, no começo da noite, no evento Pupunha Ink. Não é preciso inscrição. Leve lápis e caderninho para se enturmar com o pessoal.
+ É Grátis: lista de programas sem precisar gastar nada
… Treinar inglês sem gastar nada
Instalado no burburinho da Vila Madalena, o albergue Casa Club Hostel Bar vive lotado de gringos. Por isso, a língua oficial das festas realizadas ali é o inglês. Pedir uma bebida, convidar alguém para dançar e até torcer pelo seu time (dedicam-se as noites de quarta aos jogos de futebol) são boas desculpas para praticar o vocabulário estrangeiro.
…Trocar dicas para tirar fotos bacanas
Coloridas e com ares retrô, as máquinas fotográficas analógicas da marca russa conhecida como Lomo fazem a cabeça dos adeptos dos cliques de efeitos diferentões. A Lomography Gallery Store serve de ponto de encontro aos interessados em discutir qual o melhor ângulo para seus retratos. Outra opção consiste em participar de um dos workshops que acontecem por ali, três vezes por semana (20 reais, cada um). Já quem se tornou viciado no aplicativo Instagram consegue coletar dicas de como aperfeiçoar os cliques por celular nos encontros do grupo InstaforFUN. Sem datas definidas, suas reuniões anunciadas nas páginas do Facebook e do Twitter incluem caminhadas ao ar livre gratuitas para fotografar e conversar.
… Falar só sobre carros
Máquinas tunadas, customizadas e antigas formam a gama dos 1.500 modelos que participam semanalmente do Auto Show Collection, no Sambódromo do Anhembi. Há uma década o evento reúne apaixonados por motor para desfiles, vendas e trocas de dicas. Uma área reservada recebe apenas miniaturas de controle remoto.
… Ser DJ por um dia
Que tal tocar no último volume sua lista de hits favoritos em uma pista lotada? O clube Sonique deixa você comandar o som durante uma hora, em um ambiente com capacidade para setenta pessoas. Garante o benefício quem trouxer trinta convidados. Vale tocar com iPod, CD ou vinil.
■ Sonique
… Tricotar
Todas as semanas, durante duas horas, cerca de setenta pessoas dão uma pausa em sua rotina para tricotar na charmosa loja Novelaria Knit Café, na Rua Mourato Coelho. Por lá, ministram-se dois cursos por dia, voltados tanto para iniciantes quanto para quem já domina a arte das agulhas. Apesar de se tratar de uma atividade tradicional das vovós, jovens e crianças a partir dos 6 anos também entram na onda. Se bater uma fominha depois de concluir seu primeiro cachecol, não deixe de provar os bolos e pães do pedaço.
… Encontrar um bom adversário de xadrez
Com tradição que remonta a 1902, o Clube de Xadrez São Paulo leva o jogo de tabuleiro a sério. Organiza torneios com prêmios de até 50 reais todas as sextas, às 20 horas, e aos sábados, às 16h30. Não existe restrição de idade entre os desafiantes. Quem não é sócio paga 10 reais para participar.
… Curtir uma happy hour com o seu cachorro
Os cãezinhos contam com os mesmos benefícios que os humanos na Matilha Cultural. Até no cinema desse centro cultural eles podem entrar. Às terças e às quintas, a happy hour com DJs ou músicos ao vivo reúne os donos e seus pets.
… Voltar no tempo
Passear por banquinhas repletas de discos de vinil, discutir sobre qual foi a melhor banda dos anos 70 e analisar o toca-discos com desempenho de som perfeito. As cenas parecem características de algumas décadas atrás, mas, na verdade, retratam o que se passa nas atuais feiras focadas nos bolachões. A próxima delas será na boate Beco 203, no domingo (2), das 11h às 20h.
■ Beco 203
… Acelerar a 170 km/h
A máquina é o Lancer Evolution X, da Mitsubishi, e a pista é a nova Velo Città, a 170 quilômetros da capital (vale a viagem). Para acelerar a 170 quilômetros por hora o motor desse carrão que custa mais de 200.000 reais, basta se inscrever no programa mensal Lancer Experience e desembolsar 2.000 reais. Fique ligado: só há vagas a partir de novembro.
■ Velo Città: Rodovia 342, quilômetro 187, Mogi Guaçu.
… Soltar a franga
As festas Loucuras e Gambiarra fazem valer a expressão “dance como se ninguém estivesse olhando”. A primeira rola na boate gay A Lôca, toda quinta-feira, com pop, dance music e disco. Animada domingueira que ocupa o Open Bar Club, a Gambiarra aposta em um coquetel de MPB, sambarock, pop e flashbacks.
■ A Lôca
… Ser nerd com orgulho
Foi-se o tempo em que a turma sofria com a rejeição. Hoje, é possível hastear sem vergonha a bandeira da causa. Inaugurada em abril, a loja voltada para a tribo Geek.etc.br, localizada no Conjunto Nacional, esbanja uma variedade de cerca de 10.000 artigos, entre games, revistas, livros, filmes e brinquedos.
… Soltar a voz
Todo mês, a balada Berlin cede espaço para os “cantores de chuveiro” darem uma canja no karaokê Rockstar por três minutos. Acompanhadas por uma banda ao vivo, as letras do repertório de rock serão projetadas em um telão. Mas nada de improviso. Os calouros precisam cadastrar a música previamente no site https://www.clubeberlin.com.br.
■ Berlin
… Pagar 3,50 reais para dançar uma música
Nos bailes dominicais de tango da academia Dançata, se faltar domínio no trançar das pernas ou mesmo um par para bailar, as mulheres podem, literalmente, alugar um dos quatro professores disponíveis (3,50 reais, cada música). Às sextas, esses “personal dancers” também prestam ajuda, mas com passos de dança de salão.
■ Dançata
… Fechar um negócio
Logo de cara, o salão do restaurante Kaá, onde se destacam um espelho d’água e uma parede revestida de 7.000 plantas, deve impressionar o cliente em potencial. Refinados pratos das culinárias francesa e italiana conquistarão o paladar de seu convidado e, enquanto ele se ocupa em saborear os ingredientes de boca cheia, você terá a oportunidade de expor sua proposta com calma. Prefira as mesas do centro do salão, mais espaçadas entre si.
■ Kaá
… Curar uma ressaca
Tentar livrar-se daquela poderosa dor de cabeça típica de um dia pós-balada tem um preço: 7,90 reais. Esse é o valor do, para quem acredita, milagroso suco ressacão, oferecido pela lanchonete Madureira, que leva melancia e água de coco.
… Fofocar
Pintar as unhas e falar sobre a vida alheia são ações quase complementares. Se adicionadas bebidas alcoólicas ao programa, as histórias só melhoram. No salão Cosmopolish, os 700 frascos de esmalte disponíveis dividem espaço com drinques, servidos por conta da casa a partir das 17h.
… Cochilar durante o expediente
Desde julho, os funcionários dos escritórios e lojas da região dos Jardins podem roncar à vontade na hora do almoço ou nos intervalos da labuta. Isso graças ao Cochilo, espaço com quatro cabines privativas munidas de divã, luz negra e fones de ouvido que tocam sons da natureza ou música clássica. Os pacotes vão de 15 reais por quinze minutos até 30 reais por uma hora.
■ Cochilo
… Impressionar um amigo de fora
Oásis para os mais carnívoros dos turistas, a Vento Haragano conta com mais de 27 tipos de corte servidos no esquema de rodízio (99 reais por pessoa). Jovens fantasiadas de prenda gaúcha e chimarrão incrementam a experiência exótica para os estrangeiros.
… Enturmar seu filho único
Quando as crianças imaginam uma tarde no shopping, provavelmente esperam enfrentar uma série de vitrines. Instalada no MorumbiShopping, a HotZone, porém, se propõe a funcionar como o paraíso infantil em meio às compras. Em alguma das mais de 200 atrações, como simuladores, games e fliperamas, seu filhote encontrará um companheiro de aventuras.
… Se desconectar
O portentoso prédio da Biblioteca Mário de Andrade é um recanto de tranquilidade e sabedoria no centro da cidade. Após uma reforma finalizada no começo do ano passado, seu espaço de leitura ficou ainda mais agradável. Rodeados por um silêncio absoluto, longe dos celulares, os frequentadores têm acesso a mais de 375.000 obras, de clássicos a lançamentos.