Após captar água de represa, nível do Alto Tietê chega a dois dígitos
Volume adicional começou a ser captado da represa Ponte Nova neste domingo (14). Capacidade de operação saltou de 4,1% para 10,7%
A Sabesp começou a captar a água da represa Ponte Nova, em Salesópolis, neste domingo (14), para melhorar a capacidade de operação do Sistema Alto Tietê. Com isso, o reservatório que estava operando pela manhã com 4,1% saltou para dois dígitos: 10,7%. Isso não acontecia há pelo menos dois meses.
+ Nível do Cantareira volta a cair neste domingo
A companhia informou, em nota, que foi autorizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) a captar 39,46 milhões de metros cúbicos, o que ampliou o volume útil do Alto Tietê em 6,6%.
A operação vai permitir o abastecimento de 4,5 milhões de pessoas. A Ponte Nova faz parte do sistema Alto Tietê, assim como as represas Paratinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba.
+ Aplicativos ajudam a reduzir gastos no dia a dia
Segundo a Sabesp, a captação da água é chamada de volume adicional, pois não é preciso o bombeamento para retirá-la. Seria volume morto se a água estivesse situada abaixo das comportas da represa, como ocorre com o Sistema Cantareira. “Esse acréscimo de volume não necessita de bombeamento, sendo possível a retirada através da descarga normal”, informou.
Situação das represas
As pancadas de chuva que atingiram São Paulo nos últimos dias ainda não foram suficientes para melhorar o nível do Cantareira. O sistema voltou a cair 0,1 ponto porcentual neste domingo (14), após ficar estável na quinta-feira (11).
+ Doze dicas para economizar água na cozinha
O reservatório opera com 7,3% da capacidade. O cálculo leva em conta os 105 bilhões de litros da segunda cota do volume morto. Outro que caiu foi o reservatório Rio Claro, que está com 25,9% ante 26,6% registrado no sábado.
O Sistema Guarapiranga, que atende 4,9 milhões na capital e Grande São Paulo, subiu 1,4 ponto porcentual. Neste domingo, o manancial está com 34,8% da sua capacidade, enquanto no sábado registrava 33,4%. Esse é o quinto dia consecutivo com aumento no volume de água do reservatório.
+ Avô morre afogado ao tentar resgatar neta em Peruíbe
Alto Cotia e Rio Grande registraram aumentos de 0,7 e 0,3 ponto porcentual, respectivamente, e estão com 30,3% e 64,3% do volume armazenado de água. Juntos, os reservatórios abastecem cerca de 1,6 milhão de pessoas.
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
‘Conselhos de um Serial Killer Aposentado’ une suspense e humor sombrio
Alta performance para a gastronomia profissional





