Regente do coral do Teatro Municipal morre por coronavírus

Naomi Munakata estava internada havia uma semana em São Paulo

A maestrina Naomi Munakata morreu aos 64 anos nesta quinta-feira (26) na capital paulista. A musicista estava internada desde o dia 16 no Hospital Oswaldo Cruz e morreu por complicações após infecção da Covid-19.

Ela era regente do Coral Paulistano Mário de Andrade do Theatro Municipal, seu último trabalho. A artista foi intermada com insuficiência respiratória grave. Em nota o hospital informou que ela “apresentava comorbidades que resultaram na evolução desfavorável do quadro clínico”.

Naomi nasceu em Hiroshima e veio para o Brasil aos dois anos de idade. Aos 4 iniciou os estudos musicais ao piano; depois, aos 7 anos, começou a cantar no coral regido por seu pai, Motoi Munakata.

Estudou violino, harpa e formou-se em Composição e Regência em 1978 pela Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo, na classe de Roberto Schnorrenberg.

Por duas décadas foi regente do Coro da Osesp e foi diretora e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo, diretora artística e regente do Coral Jovem do Estado, regente-assistente do Coral Paulistano e professora na Faculdade Santa Marcelina e na FAAM. Era regente titular do Coral Paulistano desde julho de 2016.

Em nota, o Theatro Municipal lamentou a morte da maestrina:

“A direção do Theatro Municipal de São Paulo, o Instituto Odeon, bem como as equipes do Coral Paulistano, da Orquestra Sinfônica Municipal, do Balé da Cidade, da Orquestra Experimental de Repertório e demais funcionários, se solidarizam com a dor da família. A música perde um talento extraordinário e nós perdemos uma grande amiga.”

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Claudiomir Temp

    Minhas condolências aos familiares, amigos pela perda física da maestrina Naomi Mukanata, excepcional musicista e regente do Coral Paulistano Mário de Andrade do Teatro Municipal, seu último trabalho, fica com Deus, Jesus!

  2. Flaviana Vargas

    Algo errado não está certo! Essa data deve estar errada… seria quinta feira 26?