Continua após publicidade

Doria anuncia data de reabertura do Museu do Ipiranga

O governador afirmou que as obras de revitalização do espaço, fechado desde 2013, começam em 7 de setembro deste ano

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 17 Maio 2019, 15h09 - Publicado em 17 Maio 2019, 15h06
Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga: fechado desde 2013 (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após publicidade

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta (17), o início das obras de revitalização do Museu da Independência, no Ipiranga, na Zona Sul da capital paulista. De acordo com o cronograma do governo, os trabalhos começam no dia 7 de setembro. O museu está fechado desde 2013.

Segundo Doria, as obras irão terminar no início de janeiro de 2022. A inauguração está prevista para as comemorações do bicentenário da Independência, em setembro de 2022.

O governador afirmou que as festividades de inauguração irão ocupar todo o mês de setembro. “O museu da Independência terá o papel do Louvre (museu de Paris) e de outros grandes museus do mundo”, disse Doria. 

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, também prometeu uma inauguração aos moldes de “abertura de olimpíadas”. A expectativa é que o museu receba 900 000 visitantes em seu primeiro ano de funcionamento.

O governador anunciou o compromisso de treze empresas (e outras cinco em processo de negociação) com o investimento de R$ 160 milhões – montante necessário para a reforma do museu, dos jardins, do entorno e dos investimentos em segurança. Essa doação está sendo viabilizada via Lei Rouanet e investimentos de marketing direto das empresas parceiras.

Continua após a publicidade

Até o momento, o autorizado para a captação é de 50 milhões de reais. “O restante, cerca de 110 milhões de reais, será apresentado em um novo projeto que será apresentado a área técnica do governo”, comentou Leitão, que diz não ter nenhuma dúvida sobre a aprovação da nova captação para o restante das doações. As empresas se responsabilizaram com cotas 12 milhões de reais cada uma.

O governador, aliás, agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro por entender a importância da Lei Rouanet para recuperação de museus e de patrimônio público. Doria anunciou também o compromisso da Sabesp na recuperação total do córrego do Ipiranga.

A reforma interna e a construção de um subsolo com a nova entrada pelo Parque da Independência estão orçados em 120 milhões de reais. O projeto prevê acesso ao Museu por duas escadas rolantes e um elevador. Outros 40 milhões de reais dizem respeito a mobiliário, revestimento, equipamento de segurança, sinalização e outros.

Continua após a publicidade

O governo do Estado e a Universidade de São Paulo (USP) ainda estudam mudar a administração Museu do Ipiranga. Hoje, a gestão é 100% estatal, feita diretamente pela universidade.

Entre as possibilidades de novo modelo de administração do Museu são consideradas fundação, organização social e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), de acordo com Leitão. Secretarias envolvidas e a universidade vêm discutindo em uma série de reuniões o novo modelo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.