Morre o músico João Donato, aos 88 anos
Família confirmou a informação; artista foi um dos precursores da bossa-nova
Morreu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, o pianista, cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador João Donato, aos 88 anos.
+Previsões para todos os signos: de 17 a 23 de julho
A família do músico confirmou a informação pelas redes sociais. “Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi pra lá tocar suas lindas melodias”, traz a publicação.
Segundo o g1, o músico morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Recentemente, ele foi internado na Casa de Saúde São José com pneumonia. Ele estava intubado desde a semana retrasada.
O velório será no Theatro Municipal, ainda sem horário definido.
Multi-artista
Nascido no Acre, em 1934, João Donato mudou-se para o Rio de Janeiro anos depois com a família, em 1945. Já nessa época começou a tocar nas festas do colégio em que estudava. Tornou-se um músico profissional em 1949, como integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional, e logo começou a estudar piano, que viria a ser seu principal instrumento.
Durante sua trajetória musical, produziu e tocou com diversos artistas, como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Astrud Gilberto e João Gilberto, com quem excursionou pela Europa. O artista se tornou um dos precursores da bossa-nova.
Entre suas músicas mais famosas, estão Amazonas, A rã e Bananeira.
Durante sua carreira, Donato lançou mais de 30 álbuns.