Continua após publicidade

Morre aos 100 anos Tito Costa, prefeito de São Bernardo

Político conviveu com o hoje presidente Lula (PT) nos tempos de sindicato e em oposição à ditadura militar

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 out 2023, 14h39

O advogado, ex-prefeito e ex-deputado constituinte Antonio Tito Costa morreu neste sábado (28) aos 100 anos. Tito Costa, como era conhecido, foi prefeito de São Bernardo do Campo (1977-1982) pelo então PMDB durante as greves dos metalúrgicos nos anos 1970, quando ali conheceu e conviveu com o hoje presidente Lula (PT) em oposição à ditadura militar. As informações são da Folha.

Lula lamentou em suas redes sociais a morte do colega de Congresso nos anos de 1987 e 1988. “Tito Costa foi político, prefeito de São Bernardo do Campo, meu colega constituinte e um grande advogado e jurista”, afirmou o presidente. “Atuou de forma democrática durante as greves do ABC nos anos 1970, em tempos difíceis e de muita pressão contra a organização dos trabalhadores. Convivemos e dialogamos muito naquela época e nas décadas seguintes na nossa São Bernardo do Campo. Meus sentimentos aos seus filhos, netos e amigos.”

Marcos da Costa, secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, escreveu que Tito foi um dos maiores nomes do direito eleitoral brasileiro.

“Triste com a notícia do falecimento do amigo Tito Costa, aos 100 anos de idade. Um dos maiores nomes do direito eleitoral brasileiro, foi Prefeito de São Bernardo, Deputado Constituinte de nossa Constituição de 1988, vice-presidente da OAB-SP na gestão do saudoso Guido Andrade.”

Continua após a publicidade

A Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político) publicou uma nota de pesar destacando sua trajetória política. “Estamos todos de luto. Tito foi professor de todos nós. De todos os eleitoralistas. Um guerreiro da democracia. Um dos grandes homens desse país. Nos deixa um legado, um exemplo. E muita saudade.”

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.