Moda: como se vestir em Campos do Jordão
Consultoras e especialistas dão dicas do que é tendência para este inverno
CASACOS
Fuja do óbvio e opte por modelagens mais modernas, de cores fortes. Para a balada, vale vestir casacos com a gola levantada ou optar por uma jaqueta de náilon mais justa (foto acima), marcando o corpo. O clássico trench coat é outro acerto.
BOTAS
Nas ruas de São Paulo e em Campos não deverá ser diferente, as mulheres já circulam com botas de borracha, iguais a galochas, mas mais estruturadas. São as Hunter (foto acima), de origem neozelandesa e usadas pela rainha da Inglaterra e seu marido em caçadas. Outra tendência, as Ugg têm jeitão de pantufa e o interior forrado com pele de carneiro. Mais esportivas, as Hiking derivam do tênis de montanhismo. Vêm com cadarço e salto meia-pata.
CACHECÓIS
Quem tem o pescoço um pouco mais curto deve preferir os de lã fina e dar, no máximo, uma volta. Cuidado com brincos e colares grandes, para não exagerar na informação visual nem enroscar no tecido. Faça um nó em cada ponta e deixe-os soltos ou enrole duas vezes no pescoço e passe as pontas por dentro.
GORROS E CHAPÉUS
Há modelos femininos de gorro com formatos diferentes e detalhes charmosos, que trazem bordados e apliques. Os homens podem optar por chapéus-coco ou de feltro, além de boinas de lã.
MEIAS E POLAINAS
Além das meias de lã pretas, vá de fumê, berinjela, cinza e marrom. As coloridas, quadriculadas e de desenhos florais ou de oncinha também devem sair do armário. Hit dos anos 80, as polainas (foto acima) podem ser vestidas com legging e tênis de lona. Evite o rosa-claro e o branco, cores típicas de balé.
PARA OS HOMENS
O curinga é a camisa flanelada, xadrez ou em tons escuros. Também surge como peça-chave nesta estação o blazer bem cortado. Vale ainda apostar em jaqueta de couro com toque mais moderno, de recortes e bolsos acoplados.
PELES SINTÉTICAS
Há boas opções à venda em lojas como Zara e Renner. Elas podem ser usadas durante o dia e à noite. Escolha as de pouco brilho (foto acima).
CAMADAS
Evite o exagero ao sobrepor roupas. Use no máximo três ou quatro camadas. Uma solução é a malha de lã 100% natural, mais quente que a de fios acrílicos. Couro, pashmina e a cashmere são outras opções. Faça com que todas as peças apareçam, deixando, por exemplo, a barra da camiseta surgir por baixo do suéter ou casaco.
CORES
Tons de vinho serão vistos nos lábios e no vestuário. O uva e o bordô também chegam com tudo. Um look total vermelho é outra tendência. Para eles, a cor camelo (algo entre canela dourada, vermelho e marrom) deve surgir em casacos, por exemplo.
BOLSAS
Prefira as pequenas, de alça longa. Você já vai muito vestida. Imagine mais um volume grande! Pesa, fica excessivo.
Fontes: Erika Palomino (jornalista), Isabella Fiorentino (apresentadora do “Esquadrão da Moda” e colunista de vejasp.com), Jana Rosa (blogueira e repórter do programa “It MTV”), Manu Carvalho (consultora), Renata Piza (editora da revista ELLE) e Maria Clara Póvia (repórter de beleza da ELLE).