Moacyr Luz passa bem e manda recado após cirurgia bem-sucedida
Sambista deve receber alta na quinta (16)

O sambista Moacyr Luz passa bem após cirurgia na cabeça, para tratar Parkinson, realizada nesta terça-feira (14) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Segundo Marluci Martins, esposa do artista, a cirurgia foi bem-sucedida e ele deve receber alta na quinta (16).
A tomografia a que Moacyr Luz foi submetido nesta madrugada indicou que não houve sangramentos e que os eletrodos estavam bem implantados. Ele está sem dor, de acordo com Marluci, mas os sintomas do Parkinson só devem melhorar quando o equipamento for acionado, o que deve acontecer em cerca de dez dias. Atualmente, o equipamento está ligado, mas em “ponto morto”, parte da etapa de adaptação.
O artista gravou um vídeo nesta quarta (15), no hospital. “Não é dessa que eu vou não”, afirmou.
Considerado um dos mais modernos no tratamento de Parkinson, a Estimulação Cerebral Profunda (ECP) é um tratamento neurocirúrgico que consiste na implantação de eletrodos em áreas específicas do cérebro para regularizar a atividade dos neurônios afetados.
Durante o procedimento, o paciente é acordado para responder a alguns estímulos. A ECP é realizada quando os medicamentos não fazem mais efeito. No caso de Moacyr, a cirurgia é realiza pelo neurocirurgião e diretor do Instituto Parkinson Hoje, Erich Fonoff
O cantor e compositor foi diagnosticado com Parkinson em 2008. A doença afeta seus movimentos e causa tremores e rigidez muscular, o que piorou nos últimos meses.
Nome do samba brasileiro

Moacyr Luz, carinhosamente chamado de Moa, é considerado um dos maiores nomes do samba brasileiro. Ele é líder da roda de samba “Samba do Trabalhador”, realizada às segundas-feiras no Clube Renascença, zona norte do Rio de Janeiro, e uma vez ao mês em São Paulo.