Moacyr Luz passa bem e manda recado após cirurgia bem-sucedida
Sambista deve receber alta na quinta (16)
O sambista Moacyr Luz passa bem após cirurgia na cabeça, para tratar Parkinson, realizada nesta terça-feira (14) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Segundo Marluci Martins, esposa do artista, a cirurgia foi bem-sucedida e ele deve receber alta na quinta (16).
A tomografia a que Moacyr Luz foi submetido nesta madrugada indicou que não houve sangramentos e que os eletrodos estavam bem implantados. Ele está sem dor, de acordo com Marluci, mas os sintomas do Parkinson só devem melhorar quando o equipamento for acionado, o que deve acontecer em cerca de dez dias. Atualmente, o equipamento está ligado, mas em “ponto morto”, parte da etapa de adaptação.
O artista gravou um vídeo nesta quarta (15), no hospital. “Não é dessa que eu vou não”, afirmou.
Considerado um dos mais modernos no tratamento de Parkinson, a Estimulação Cerebral Profunda (ECP) é um tratamento neurocirúrgico que consiste na implantação de eletrodos em áreas específicas do cérebro para regularizar a atividade dos neurônios afetados.
Durante o procedimento, o paciente é acordado para responder a alguns estímulos. A ECP é realizada quando os medicamentos não fazem mais efeito. No caso de Moacyr, a cirurgia é realiza pelo neurocirurgião e diretor do Instituto Parkinson Hoje, Erich Fonoff
O cantor e compositor foi diagnosticado com Parkinson em 2008. A doença afeta seus movimentos e causa tremores e rigidez muscular, o que piorou nos últimos meses.
Nome do samba brasileiro
Moacyr Luz, carinhosamente chamado de Moa, é considerado um dos maiores nomes do samba brasileiro. Ele é líder da roda de samba “Samba do Trabalhador”, realizada às segundas-feiras no Clube Renascença, zona norte do Rio de Janeiro, e uma vez ao mês em São Paulo.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP





