Mitikazu Lisboa: inspiração nas tacadas de golfe
Empresário já lançou mais de cinquenta games para mídias sociais e aparelhos como iPhone
Com 7 milhões de reais, a Hive foi a desenvolvedora de jogos eletrônicos que mais faturou no Brasil em 2011, segundo dados da Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games. Seu resultado representa nada menos do que 35% da soma do faturamento de todas as 104 companhias nacionais incluídas na pesquisa.
O sucesso pode ser creditado, em parte, a uma prosaica atividade de um dos sócios: em sua sala no 9º andar de um edifício comercial no Itaim Bibi, o empresário Mitikazu Lisboa intercala períodos de criação com tacadas de golfe. “Fico tentando acertar a bolinha no buraco toda vez que preciso buscar inspiração. E funciona”, diz ele, que iniciou a carreira na área em 1997, quando ajudou a desenhar a personagem Elena, de “Street Fighter III”.
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Desde a abertura do empreendimento, em 2007, já foram lançados mais de cinquenta games para mídias sociais ou aparelhos como iPhone, sendo que quatro deles atravessaram a fronteira e são atualmente vendidos na Rússia, na Coreia do Sul e nos Estados Unidos. Entre os exportados estão o “Candypot”, lançado em 2011, e o “Takô”, de 2010. O mais recente trabalho é o “Vila dos Esportes” — jogo para Facebook que congrega várias modalidades —, no qual foi investido 1,2 milhão de reais.
Para criar um produto, Lisboa dá preferência ao ineditismo do tema, mas há exceções. “Já existiam vários títulos de luta à disposição do público e ainda assim resolvi criar o ‘Takô’, por causa da minha paixão pelas artes marciais. Fui o quinto melhor atleta do mundo de kung fu”, gaba-se. A Hive deve inaugurar neste ano, na Califórnia, seu primeiro escritório fora do Brasil. “Quero me aproximar do forte mercado americano para tentar fechar 2012 com um faturamento de 11 milhões de reais”, aposta.