Continua após publicidade

Nova estação do metrô, Vila Prudente é destino final da Linha Verde

Inaugurada dia (21), a 59º estação é a mais moderna da rede; no lugar das antigas catracas, portas de vidro automáticas

Por Daniel Salles
Atualizado em 1 jun 2017, 18h42 - Publicado em 27 ago 2010, 23h00
Metrô Vila Prudente 2180
Metrô Vila Prudente: portas que só se abrem quando os carros chegam (Fernando Moraes/Veja SP)
Continua após publicidade

Uma boa notícia para quem usa transporte coletivo em São Paulo — e para quem não usa também. No sábado passado (21), o governo estadual abriu as portas de mais uma estação de metrô, a Vila Prudente, da Linha 2 – Verde. Localizado na Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo, na Zona Leste, o terminal vem funcionado das 9h30 às 15 horas, gratuitamente. A cobrança de bilhetes deverá ter início na primeira quinzena de setembro, quando os trens passarão a circular por ali das 4h40 da manhã à meia-noite.

Inaugurada pelo governador Alberto Goldman e pelo prefeito Gilberto Kassab, a nova estação é a 59ª do metrô paulistano. Outras duas estão prometidas para sair do papel ainda neste ano: Butantã e Pinheiros, da Linha 4 – Amarela. Para o próximo mês está prevista a interligação da Linha Verde com a Estação Tamanduateí, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Será possível, por exemplo, embarcar em Santo André, na Grande São Paulo, e chegar à Avenida Paulista em apenas dez minutos — hoje, por meio de ônibus e trem, esse mesmo trajeto demora no mínimo uma hora.

Se os prazos forem cumpridos, São Paulo chegará a 2011 com 71 quilômetros de trilhos subterrâneos, 2 quilômetros a mais que hoje. Os investimentos do governo estadual em transporte sobre trilhos, de 2007 a 2011, somam 23 bilhões de reais. Encravada em um terreno de 14 000 metros quadrados, o equivalente a dois campos de futebol, a Estação Vila Prudente é uma das mais modernas da rede. As antigas catracas deram lugar a portas de vidro automáticas de 1,80 metro de altura. Construída a 30 metros de profundidade, a plataforma de embarque e desembarque é vedada com paredes de vidro que se abrem apenas com a chegada dos trens, minimizando o risco de acidentes.

As escadas rolantes funcionam com velocidade de 0,75 metro por segundo — quando não há ninguém sobre elas, a velocidade cai para 0,25 metro por segundo. O motivo? Diminuir os gastos com energia elétrica. Pela mesma razão, o teto do edifício é completamente envidraçado. “Essa é uma das estações mais funcionais do mundo”, afirmou o governador.

Metrô Vila Prudente 2180
Metrô Vila Prudente 2180 ()

Para que ela saísse do papel, foram retirados do canteiro de obras 84 000 metros cúbicos de terra, o suficiente para encher 6 000 caminhões, e utilizados 26 300 metros cúbicos de cimento, o equivalente a quase nove edifícios de vinte andares. Na última semana, cerca de 28 000 pessoas foram conferir a novidade. “A maioria dos visitantes que recebemos nos últimos dias é composta de curiosos”, diz Evaldo Mineov, supervisor- geral do terminal.

Continua após a publicidade

De acordo com os cálculos do Metrô, deverão circular pela estação 65 000 passageiros todos os dias. Esse número poderá crescer ainda mais em 2014, para quando está prevista a conclusão da Linha 15 – Branca, que vai ligar a Vila Prudente ao Jardim Tiquatira, na Zona Leste.

ONDE FICA O TERMINAL

Metrô Vila Prudente 2180
Metrô Vila Prudente 2180 ()

Universo Subterrâneo

65 000 usuários deverão circular diariamente pelo Terminal Vila Prudente

Continua após a publicidade

3,3 milhões é o número de passageiros que utilizam o metrô todos os dias

69 quilômetros tem a malha metroviária da capital

23 bilhões de reais é o investimento previsto, de 2007 até 2011, pelo governo estadual para ampliar as linhas do metrô e da CPTM

142 trens circulam pela malha metroviária paulistana

Fonte: Companhia do Metropolitano de São Paulo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.