Pesquisa Menor Preço: supermercados
VEJA SÃO PAULO comparou o valor de vinte itens nos dias 12 e 13 deste mês em nove grandes redes. Extra venceu a disputa do custo em um maior número de produtos
Boa parte do orçamento mensal das famílias costuma ser gasto em compras de alimentos e outros itens para a casa. Por isso, a longo prazo, mesmo pequenas diferenças de preço podem prejudicar a poupança. Entre os últimos dias 12 e 13, a reportagem de VEJA SÃO PAULO pesquisou, sem se identificar, o custo de vinte produtos de diversos tipos nas principais redes da cidade em número de lojas.
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Em geral, os valores dos itens variam dentro da mesma rede conforme a unidade. Para escolher os locais visitados, perguntamos a cada companhia qual endereço é o principal daquela bandeira. Nos casos em que a assessoria de imprensa não foi localizada ou não cedeu a informação, a escolha foi aleatória.
Venceu o embate com a maior quantidade de valores menores o Extra, que tem trinta lojas do tipo “hiper”(com setores de roupas e eletrônicos) e 72 “super” na cidade. Para garantir condições interessantes, monitora diariamente os custos praticados pela concorrência. Uma das principais unidades, visitada pela reportagem, é a do Itaim Bibi, indicada pela empresa. Corredores largos, estacionamento e praça de alimentação ajudam a tornar a visita mais prazerosa.
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Confira as tabelas de comparação de preços:
Atenção, consumidor: diferença chega a 71%
As variações de valor chegaram a 71%. Um pacote de Sal Cisne de 1 quilo, por exemplo, vale 1,45 reais no Carrefour e 2,49 reais no Futurama e no St Marche.
O Carrefour encostou no vencedor Extra com quatro produtos mais em conta e abocanhou o segundo lugar. Em seguida, apareceram O Dia e o Walmart, com três itens. Vale lembrar que só o preço foi avaliado, e não quesitos como ambiente e atendimento.
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O estabelecimento com o maior número de produtos caros, entre os itens pesquisados, foi o Futurama. Visitamos a unidade da Avenida Angélica, cujas instalações passam longe do conforto de concorrentes como Pão de Açúcar ou o próprio St Marche. De vinte produtos analisados, apresentou onze itens de valores mais salgados que os concorrentes.
“Estamos em um bairro de classe alta, por isso praticamos um preço ao qual esse tipo de cliente está acostumado”, justifica-se Gabriel Habka, gerente comercial da marca. “Pretendemos padronizar o preço de todas as unidades em breve, fazer melhores negociações com os fornecedores e levar valores menores ao nosso público.”
Veja os endereços visitados:
– Carrefour. Rua Ribeiro Lacerda, 940, Saúde
– Dia. Rua Augusta, 921, Consolação
– Extra. Rua João Cachoeira, 899, Itaim Bibi
– Futurama. Avenida Angélica, 546
– Hirota. Rua Gaspar Fernandes, 452, Vila Monumento
– Pão de Açúcar. Rua Magalhães de Castro, 6118, Jardim Panorama
– St Marche. Avenida São Gabriel, 600, Itaim Bibi
– Sonda. Avenida Francisco Matarazzo, 892, Água Branca
– Walmart. Rua James Holland, 668, Barra Funda