Férias educativas: meio ambiente
Para a criançada sair do cenário cinzenta e entrar em contato com o verde
TRÊS, DOIS, UM… E JÁ!
Em tempos de aumento da consciência em relação à preservação da natureza, uma boa iniciativa é ensinar a nova geração a reciclar materiais. No Ateliê Sucatinha de Luxo, em Pinheiros, crianças a partir de 4 anos vão se inspirar no mestre do impressionismo Vincent van Gogh para fazer um girassol de sucata e papel machê (de 23 a 27 de janeiro, 350 reais).
+ Férias educativas: os cursos e oficinais mais bacanas da cidade
No Passatempo, em Campo Belo, haverá uma oficina de ecobags para todas as idades (20 de dezembro, 42 reais). O tema também é destaque nos acampamentos. No Águias da Serra, no bairro de Embura, na Zona Sul, jovens de 5 a 17 anos constroem o seu foguete de garrafas PET (que mais tarde é lançado de uma plataforma improvisada). No Turma dos Leões, em Bragança Paulista (a 90 quilômetros de São Paulo), além de discutirem sobre ecologia, participantes de 4 a 17 anos experimentam uma ação de solidariedade. Os brinquedos desenvolvidos nos workshops (carrinhos, jogos de taco e dama) são doados a moradores da região. O pacote de sete dias custa 2.090 reais no Águias e 840 reais no Turma.
Águias da Serra
Rua Caetano Juliano, 8 A, Interlagos
☎ 5660-6102 (escritório). Segunda a sexta, 8h às 17h https://www.acampamentoaguiasdaserra.com.br
Turma dos Leões
Rodovia Padre Aldo Bolini, km 68, Bragança Paulista
☎ 2089-0268. Segunda a sexta, 9h às 18h
TERRA, TATU E TOMATE
Situado no centro do polo industrial da Vila Maria, na Zona Norte, o viveiro de ervas Sabor de Fazenda é um oásis natural. Além de comercializar espécies orgânicas, o local ensina a lidar com a terra, da semeadura à colheita. No projeto Dedinho Verde, aprendizes de 4 a 10 anos recebem noções de jardinagem, paisagismo e horta caseira. Além disso, aprendem sobre compostagem (processo que transforma lixo em adubo) e reciclagem.
+ Roteiro temático: São Paulo para naturebas
+ Dez lugares para relaxar em São Paulo
+ O melhor da semana para as crianças
No final, lambem os dedos com um lanche especial, com alguns ingredientes cultivados no viveiro. “Muitas crianças chegam aqui com nojo da terra, sem nunca ter visto um tatu-bola ou comido tomate”, diz a herborista Silvia Jeha. Nas férias, o projeto acontece no dia 21 de janeiro, dura duas horas e custa 45 reais (criança) e 15 reais (adulto). Isso mesmo, pais e filhos podem descobrir esse prazer lado a lado.