Casarão da Paulista vai virar lanchonete 24h com espaços instagramáveis
Sanduicheria terá capacidade de 220 lugares e estima que venderá cerca de 10 000 big macs por mês; confira detalhes do projeto
Um dos últimos casarões que sobraram na Avenida Paulista, localizado no número 1811, ao lado do Parque Mário Covas, deve virar uma nova lanchonete do McDonald’s até o fim deste ano. O endereço já está em obras.
A nona filial da franquia na região funcionará 24 horas por dia, contará com espaços instagramáveis e atendimento na mesa. Será o primeiro restaurante da cadeia no Brasil a ter uma esteira que mostrará o caminho percorrido pelo sanduíche, da cozinha até o balcão – uma inovação existente em uma unidade da marca no aeroporto de Sydney.
O projeto é do arquiteto australiano Mark Landini, que tem trabalhos ao redor do mundo como o McDonald’s da Times Square, em Nova York, e o supermercado Aldi China, em Xangai. A ideia em São Paulo é modernizar o espaço, preservando ao máximo o prédio antigo. “Vamos adaptar o local às necessidades que temos. Mas o eixo central da casa será todo preservado. Não só a fachada, como também o piso, o pé direito duplo, a claraboia e a escadaria”, explica Sergio Antonon, diretor de engenharia do McDonald’s.
Construída nos anos 40, a mansão com onze cômodos e cerca de 500 metros quadrados foi projetada pelo arquiteto Alberto Barsuglia. Levou cinco anos para ficar pronta. Até 1995, serviu de morada para um casal de imigrantes – um comerciante sírio e uma pianista italiana. Para construir o casarão dos sonhos até hoje na cobiçada esquina, eles demoliram um outro imóvel que existia no terreno.
Nos dez anos seguintes, a mansão foi sede de bancos. Lá funcionaram agências do BankBoston e do Itaú até meados de 2016. Foi durante esse período que o casarão passou a ficar famoso em razão de suas chamativas decorações de Natal. Depois disso, passou a ser usado para receber eventos e atrações de empresas. Em março de 2017, a Nike ocupou o ambiente por um mês para promover um novo modelo de tênis. Outras marcas, como Pantene, NBA e Payot também ocuparam o ponto.
O projeto da nova unidade da rede de fast-food contemplará ainda o uso da área externa do terreno, um espaço de 900 metros onde funcionava o estacionamento. O objetivo é que agora ela seja voltado para que o público tire fotos e poste nas redes sociais. Trará arquibancada, jardim com árvores e cantinho com decoração instagramável. Outro local do casarão preservado com esse propósito é a escadaria. No andar de cima, haverá um salão com ares de coworking e café.
O novo McDonald’s terá capacidade de 220 lugares e prevê vender cerca de 10 000 big macs por mês, de acordo com cálculos da franquia.