Continua após publicidade

Marginais já têm novas placas de limite de velocidade

Redução de velocidade nas vias passa a valer a partir do dia 20 deste mês 

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h17 - Publicado em 10 jul 2015, 10h23
Marginal Pinheiros
Marginal Pinheiros (Futura Press/ Folhapress/Veja SP)
Continua após publicidade

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a instalar placas nas marginais do Pinheiros e do Tietê com as novas velocidades máximas permitidas nas pistas expressas, centrais e locais. A sinalização ainda está encoberta por plásticos e folhas de papel. Também há faixas penduradas nas pontes das duas vias informando os motoristas sobre a mudança. A partir do próximo dia 20 passam a valer as novas velocidades máximas.

+ Minhocão começa a ser fechado aos sábados

Na pista expressa, a CET vai reduzir a velocidade de 90 km/h para 70 km/h; nas centrais, será baixada de 70 km/h para 60 km/h; nas locais, a velocidade cai de 60 km/h para 50 km/h. A justificativa da prefeitura é de que as duas marginais concentram a maior quantidade de mortes no trânsito.

Nelas, 73 pessoas morreram no ano passado – do total, 25 foram atropeladas. No ano passado, foram 1.249 vítimas nas ruas e avenidas da capital – em 2013, a cidade teve 1 152 mortos. Ao todo, foram 555 pedestres mortos. Eles aparecem em primeiro lugar no ranking da CET de mais vulneráveis no trânsito, seguido dos motociclistas (440) e motoristas ou passageiros (207). Os choques e colisões entre veículos resultaram em 527 óbitos. 

Painéis

A CET também começou a usar os painéis eletrônicos das marginais para informar a mudança. Os equipamentos costumam ser usados para informar sobre acidentes e rotas alternativas para os motoristas. Além das mudanças de velocidade, os painéis eletrônicos da CET também estão informando as novas velocidades e a quantidade de pessoas que morrem no trânsito paulistano, como uma forma de sensibilizar os motoristas. 

Continua após a publicidade

+ Confira as principais notícias da cidade

A redução de velocidade pode ser adotada em outras partes da cidade, segundo afirmou o secretário municipal de Transportes Jilmar Tatto, anteontem, durante uma entrevista coletiva. Ele defende que a cidade tenha uma velocidade padrão de 50 quilômetros por hora. “Tem de baixar, para conseguirmos reduzir o número de mortos”, disse. Depois das marginais, outras duas vias arteriais do viário da capital terão redução de velocidade: as avenidas Jacu-Pêssego e Aricanduva, ambas na Zona Leste de São Paulo. A redução será de 60 km/h para 50 km/h. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.