Continua após publicidade

Máquina para capturar pernilongos está em testes no Rio Pinheiros

Aparelho foi desenvolvido nos Estados Unidos com apoio técnico da NASA

Por Agência Brasil
Atualizado em 27 Maio 2024, 17h16 - Publicado em 26 out 2020, 18h50

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) começou, no início de outubro, os testes de um equipamento para captura de pernilongos no Rio Pinheiros, nas imediações da Usina São Paulo, antiga Usina de Traição. A máquina, desenvolvida nos Estados Unidos com apoio técnico da NASA, imita a temperatura corporal humana para atrair o mosquito e, em seguida, utiliza um ventilador de vácuo para forçá-los a entrar na unidade.

Segundo a EMAE, o equipamento promete dar mais eficiência às ações, alcançar locais onde os barcos não chegam e reduzir custos. Informações preliminares dão conta de que mais de 3 000 pernilongos por dia podem ser absorvidos. Os custos, a eficácia e precisão do sistema ainda estão sendo analisados. Se a avaliação for positiva, o sistema poderá ser adotado.

Desde 2019, início do Programa Novo Rio Pinheiros, a EMAE vem fazendo o desassoreamento, a remoção de resíduos sólidos e de vegetação aquática, bem como a roçagem e limpeza dos taludes. Segundo dados divulgados pela empresa, foram retirados 240.595 m³ de sedimentos, o equivalente a capacidade de mais de 15 mil caminhões basculantes. Sobre o lixo flutuante, foram removidos mais de 12 mil toneladas de resíduos.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 5,90 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.