Quase 160 mil celulares já foram roubados no estado de SP em 2021
Média é de 414 roubos por dia, cerca de 17 a cada hora, segundo levantamento do Portal da Transparência da Secretaria de Segurança Pública (SSP)
Quase 160 000 celulares foram parar nas mãos de criminosos no estado de São Paulo entre janeiro e julho deste ano, de acordo com um levantamento feito no Portal da Transparência da Secretaria de Segurança Pública (SSP). As informações são do G1.
Segundo os dados, a polícia paulista registrou86 962 000 roubos de celulares com agressão ou uso de armas, uma média de 414 roubos por dia, cerca de 17 a cada hora no estado.
Os furtos chegaram a 72 763 000 casos em todo o estado no mesmo período. Em média, 346 celulares foram furtados por dia em São Paulo neste ano, o que dá uma média de 15 furtos por hora.
Além do valor dos aparelhos, os bandidos estão de olho nas informações das vítimas para aplicar golpes. OCentro da capital paulista é o local que concentra a maior quantidade de casos. Para a policia, os ladrões se aproveitam da movimentação de pessoas para atacar as vítimas.
Roubos com armas
Os ladrões também têm atacado pessoas a caminho do trabalho, paradas no ponto de ônibus. Segundo a polícia, esse tipo de ataque acontece quase sempre nas primeiras horas do dia.
Uma atendente que prefere não ser identificada foi roubada à noite, quando voltava do trabalho.
“Tava indo para casa, né? Às nove da noite, em pleno domingo, e fui abordada por dois moleques em uma moto. Pediram para passar o celular a princípio, depois eles voltaram e levaram a bolsa”, afirmou ao G1.
A moça trabalha em uma loja de celular, diz que está cansada de ouvir essa mesma história e afirma que atende aproximadamente 30 pessoas por dia vítimas do mesmo problema.
Em outro flagrante registrado na cidade de São Paulo, o ladrão também chegou em uma moto. Ele apontou a arma para uma senhora de 72 anos, e ela foi empurrada, caindo no chão.
A empresa Tecban, de tecnologia bancária, desenvolveu um manual que indica 20 ações que as pessoas devem evitar. Entre elas estão: