Livro narra a trajetória da desenhista técnica Lilly Ebstein
Alemã radicada no Brasil produziu ilustrações e fotos de anatomia para a Faculdade de Medicina
Nascida na Alemanha em 1897, Lilly Ebstein Lowenstein estudou fotografia científica e desenho na Escola Lette-Verein, em Berlim, antes de transferir-se para São Paulo em 1925. A partir do ano seguinte, passaria a produzir ilustrações e fotomicrografias (obtidas com microscópio) para a Faculdade de Medicina de São Paulo, onde ocupou a chefia da Seção de Desenho e Microfotografia entre 1931 e 1955.
Também foi colaboradora do Instituto Biológico de Defesa Agrícola e Animal, sobretudo em pesquisas na Seção de Ornitopatologia (dedicada ao estudo de doenças de aves), entre 1930 e 1935. Dominando a fotografia, o desenho e as ciências anatômicas, ela fez belos registros de animais, órgãos humanos e microrganismos (alguns nesta página).
Sua obra é resgatada no recém-lançado Ciência e Arte (Editora Narrativa Um; 240 páginas; 120 reais), organizado pela neta Ester SilvaLoewenstein. O projeto inclui um site (www.lillyebstein.com.br) e uma exposição, já apresentada nas estações Clínicas e Santa Cecília do metrô.