Continua após publicidade

Lei que obriga síndico a denunciar violência doméstica passa a valer hoje

Lei proposta pelo deputado Professor Kenny (PP) entra em vigor nesta segunda-feira (15) e vale para todo o estado de São Paulo

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 nov 2021, 13h52

O projeto de lei 108/2020 de autoria do deputado Professor Kenny (PP) e sancionado pelo governador João Dória (PSDB) entra em vigor nesta segunda-feira em todo o estado. Segundo o texto, os síndicos ou administradores constituídos deverão comunicar aos órgãos de segurança pública quando houver ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos no interior dos condomínios.

O projeto foi aprovado pela Alesp no dia 11 de agosto e sancionado no dia 16 de setembro pelo governador. A lei ainda define que o acionamento da polícia deve ser realizado “por imediato, por ligação telefônica” no caso de ocorrência em andamento e “por escrito, por via física ou digital” nas demais hipóteses, no prazo de até 24 horas após a ciência do fato.

Apesar do texto original conter a previsão de advertência e multa para o descumprimento desses procedimentos, esta parte foi vetada pelo governador João Dória.

A lei também define que os condomínios deverão afixar placas ou comunicados divulgando e incentivando os condôminos a notificarem o síndico quando tomarem conhecimento de algum caso de violência doméstica ou familiar.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.