Janeiro pede pausa estratégica
Com a rotina de trabalho voltando aos eixos, o momento é de se cuidar e de se preparar para o ano que vem pela frente

Mesmo para quem já retomou o trabalho, janeiro costuma ser um mês de aquecimento de motores para, enfim, encarar as metas do Ano-Novo. O momento é perfeito, portanto, para lembrar que não há mente sã sem corpo são e que exercícios e terapias corporais podem auxiliar no tratamento e prevenção de estresse e outros males da vida contemporânea. O autocuidado precisa estar na rotina de quem pretende chegar saudável ao próximo réveillon.

“Fomos ensinados que mente e corpo são coisas separadas, e não são”, lembra o fisioterapeuta Adi Leite, 62. De acordo com ele, exercícios físicos e outras práticas que estimulam a circulação são essenciais para amenizar os efeitos de uma rotina pesada, como estafa e até depressão. A jornalista Daniella Lopes, 35, percebeu na pele os benefícios da massagem para ajudá-la a lidar com a ansiedade, para além dos medicamentos. “É tão bom, que faço regularmente”, diz a moça, que também pratica corrida. “Os impactos são positivos e duradouros.” A seguir, elencamos dicas de terapias em quatro spas da cidade.
Buddha Spa
Com mais de sessenta unidades em São Paulo, a rede tem visto a clientela crescer desde a pandemia. “Cada vez mais, as pessoas buscam práticas de bem-estar”, afirma Gustavo Albanesi, CEO da empresa. Entre os tratamentos exclusivos do Buddha Spa, está o Brazilian Massage (228 reais; 60 min.), inspirado na cultura sensorial do Brasil, com movimentos que imitam os cursos dos rios. buddhaspa.com.br
Fasano
Com unidades nos dois endereços do hotel homônimo (Jardim Paulista e Itaim), o spa Fasano oferece “jornadas sensoriais” idealizadas pela massoterapeuta Fabrícia Nogueira. Nos Jardins é possível desfrutar do tratamento Lavanda & Laranja (878 reais; 90 min.), que inclui sauna, escalda-pés e massagem com alongamento. Já o Fasano Itaim (foto) oferece uma sessão de duas horas com massagem executada por duas profissionais, além de esfoliação, escalda-pés e banho de imersão (2 188 reais). Rua Vittorio Fasano, 88, Jardim Paulista, Tel.: 3896-4000; Rua Pedroso Alvarenga, 706, Itaim Bibi, Tel.: 3513-7470.

Tangará/Lancôme
O luxuoso hotel Palácio Tangará, no Panamby, possui o primeiro Lancôme Absolue Spa da América Latina. Como o nome sugere, os tratamentos são feitos com os produtos da marca francesa. Tudo isso em ambientes assinados pela arquiteta Patricia Anastassiadis e rodeado pelo Parque Burle Marx. Com diferentes massagens, o lugar oferece day use para casais e grupos. A estrutura inclui saunas, jacuzzi e piscina interna semiolímpica. Rua Deputado Laércio Corte, 1501, Panamby, Tel.: 4904-4040.

The Spa/ Renaissance
Há quase trinta anos dentro do Renaissance, o spa tem a proposta de oferecer experiências de bem-estar humanizadas. “Atendemos não só hóspedes, mas toda a vizinhança”, diz Vanessa Martins, gerente-geral do hotel. O lugar possui dez salas para terapias corporais, além de sauna e jacuzzi. Os tratamentos são divididos em três pilares, que podem ser combinados: relaxamento, energização e purificação. Alameda Santos, 2233, Jardim Paulista, Tel.: 3069-2233.
