Continua após publicidade

Ismael Ivo batiza escola técnica de dança no complexo Júlio Prestes

Equipamento era sonho antigo de cenógrafo e bailarino e funcionará no 2º semestre de 2022 nos mesmos moldes da SP Escola de Teatro

Por Clayton Freitas
Atualizado em 30 dez 2021, 18h23 - Publicado em 30 dez 2021, 18h17

Um antigo projeto do cenógrafo e bailarino Ismael Ivo, morto no dia 8 de abril deste ano em decorrência da Covid-19, finalmente sairá do papel. A São Paulo Escola de Dança Ismael Ivo – Centro de Formação em Artes Coreográficas, deve abrir as portas para receber a sua primeira turma no segundo semestre de 2022, segundo informou nesta quinta-feira (30) a Secretaria Estadual de Cultura.

E ficará no complexo Júlio Prestes, que abriga ainda a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Sala São Paulo, Memorial da Resistência e a Pinacoteca Estação.

+Conheça as principais obras da escritora Lya Luft, morta nesta quinta (30)

Um decreto publicado no “Diário Oficial do Estado” nesta quinta-feira integra o centro aos equipamentos culturais da pasta. Segundo o documento, a São Paulo Escola de Dança Ismael Ivo “tem por atribuição a formação artística especializada na área de dança, o fomento à criação, à difusão formativa e à sustentação da arte da dança, podendo desenvolver programas de formação profissional na respectiva área de atuação.”

O centro será gerido pela APD (Associação Pró-Dança), organização social que já é responsável pela São Paulo Companhia de Dança. A direção da APD é da bailarina e crítica de dança Inês Bogéa.

Inicialmente a escola oferecerá cinco opções de cursos: dança e performance; dramaturgia para a dança; figurino para a dança; multimídia em dança; e produção e gestão cultural. Esses módulos terão duração de dois anos e serão ministrados a nível técnico.

Continua após a publicidade

O centro oferecerá ainda cursos de aperfeiçoamento nas áreas de captação de projetos, comunicação e programas de desenvolvimento, entre outros.

Assim como idealizou Ivo, o desenvolvimento pedagógico da nova instituição será baseado nos ensinamentos e preceitos do educador Paulo Freire, o geógrafo Milton Santos, e do ambientalista Fritjof Capra.

+Capital confirma 696 blocos de rua para o Carnaval de 2022

O centro também estimulará pesquisas, debates, formação de público e residências artísticas, segundo adiantou Inês Bogéa.

Assim como já acontece na São Paulo Escola de Teatro, um dos focos é o de encaminhamento dos alunos ao mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

Antes do anúncio do centro, a SP Escola de Teatro realizou, em novembro deste ano, a primeira edição da Semana Ismael Ivo, um seminário feito de forma virtual.

Composta por uma série de cinco encontros, ele reuniu nomes tais como Ricardo Ohtake e André Ivo, sobrinho de Ismael.

Quem foi o bailarino
Morto aos 66 anos em decorrência de complicações de Covid-19, Ismael Ivo foi um dos principais nomes da dança contemporânea do Brasil.

Além de bailarino que tem execuções reverenciadas até hoje, ele assumiu diversos cargos de direção. Entre os destaques está o fato dele ter sido diretor do Balé da Cidade e o primeiro estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão.

+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.