Continua após publicidade

Vale a pena pagar o IPVA à vista?

Segundo especialista da FGV, é preciso analisar todos os gastos do mês de janeiro antes de assumir o compromisso de pagar o tributo de uma vez

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 13h38 - Publicado em 8 jan 2015, 18h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os carnês do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já chegaram na casa dos paulistanos. Todos os anos fica a dúvida se o pequeno desconto, de 3% para o pagamento à vista, vale a pena. A outra opção é pagar o tributo em três parcelas. 

    Segundo o economista e professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Samy Dana, sempre que há desconto no pagamento à vista de um imposto, significa que há juros embutidos no parcelamento. Portanto, para quem tem folga no orçamento, é vantajoso quitar a dívida de uma vez. “Via de regra, sempre vale a pena. O problema é quando a pessoa tem o dinheiro para pagar o IPVA e esquece que o mês de janeiro se mostra cheio de despesas extras. Tem matrícula, material escolar, uniforme, IPTU…”, enumera.

    + Prefeitura vai parcelar a dívida dos paulistanos em até dez anos

    Dana acredita que até para quem possui dinheiro em poupança ou em outras aplicações mais conservadoras – como CDB ou Tesouro Direto – pode usá-lo para se livrar do imposto logo no começo do ano. Nesses casos, o desconto de 3% oferecido pelo governo é maior do que o retorno desses investimentos.

    Continua após a publicidade

    No geral, o economista não recomenda contrair empréstimos para quitar o IPVA ou outras dívidas que podem ser parceladas. “A visão não deve ser míope. Não dá para entrar no crédito para pagar o governo”. 

    IPTU

    Os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) ainda não foram enviados –  o prazo máximo dado pela prefeitura é dia 15. “Ainda não sabemos como será o desconto, mas geralmente é maior que o IPVA. Então, prevalece a mesma lógica”, explica Samy.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.