Avatar do usuário logado
Usuário

Haddad exonera secretário de Segurança Urbana

Delegado Ítalo Miranda Junior foi demitido após uma série de desentendimentos com o prefeito 

Por Estadão Conteúdo 20 out 2015, 12h46 | Atualizado em 28 dez 2016, 10h08
Fernando Haddad
Fernando Haddad (Divulgação/)
Continua após publicidade
Haddad exonera secretário de Segurança Urbana Priorizar nos meus resultados Google

Após uma série de desentendimentos, o prefeito Fernando Haddad (PT) decidiu exonerar o secretário municipal de Segurança Urbana (SMSU), o delegado Ítalo Miranda Junior. Junto dele, foram afastados o secretário-adjunto, Claudio Schefer Jimenez, e o chefe de gabinete, Fabiano Marques de Paula. As informações foram publicadas no Diário Oficial do município desta terça (20).

+ Dez coisas que você encontra no Shopping Cidade São Paulo

Na última semana, reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que uma funcionária “fantasma”, a jornalista Patrícia Morais, tinha sido nomeada em setembro para o cargo de assessora de imprensa na secretaria e nunca apareceu para trabalhar no local.

A funcionária é alvo de ao menos três investigações da Controladoria-Geral do Município (CGM), mas disse que trabalhava à distância com “produção de vídeos sobre segurança”. Ela foi exonerada dias após a publicação da reportagem.

Continua após a publicidade
Ítalo Miranda Junior

Ítalo Miranda Junior

Continua após a publicidade

Além disso, o secretário, que foi nomeado para a pasta a pedido do PMDB municipal, já havia colocado como seu chefe de gabinete o administrador de empresas Eduardo Anastasi, que também já havia sido chefe de gabinete do então deputado estadual Coronel Ubiratan (PTB), um dos responsáveis pelo massacre do Carandiru. A nomeação causou irritação a Haddad, que o exonerou dez dias após ter sido colocado no cargo.

Outra falha que levou à exoneração de Miranda Junior foi apontada pelo jornal Folha de S.Paulo, que mostrou que a pasta decretou uma série de sigilos relativos à Guarda Civil Metropolitana (GCM), incluindo as imagens das câmeras de monitoramento da cidade e informações da central de atendimento (153).

Continua após a publicidade

+ Confira as últimas notícias da cidade

A reportagem não conseguiu contato com Miranda Junior. Em seu lugar foi nomeado o sociólogo Benedito Domingos Mariano, que estava como assessor no gabinete da vice-prefeita Nádia Campeão e já foi ouvidor da Polícia no governo estadual. A Prefeitura informou que não vai comentar a decisão.

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês