Avatar do usuário logado
Usuário

Geraldo Alckmin é denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro

Segundo o MP, ex-governador recebeu mais de R$ 10 milhões da Odebrecht

Por 23 jul 2020, 12h37 • Atualizado em 8 set 2025, 08h46
Imagem de rosto de Geraldo Alckmin
Geraldo Alckmin: tucano lidera pesquisas para o governo de São Paulo  (RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/Veja SP)
Continua após publicidade
  • O Ministério Público de São Paulo denunciou o ex-governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), à Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (23) após uma força-tarefa da operação Lava Jato investigar doações da empreiteira Odebrecht. O tucano é suspeito pelo crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo recebimento de mais de R$ 10 milhões em doações não contabilizadas da empreiteira.

    Ele iria ser anunciado como coordenador do plano de governo da candidatura à reeleição do prefeito Bruno Covas, também do PSDB.

    Segundo o MP, Alckmin recebeu dinheiro da Odebrecht em dois momentos. Teriam sido 2 milhões de reais em espécie durante a campanha eleitoral de 2010, enviados ao escritório de Adhemar César Ribeiro, cunhado de Alckmin, e 9 milhões de reais para o tesoureiro Marcos Antônio Monteiro quando o tucano disputou o pleito em 2014.

    De acordo com o MP, as doações não foram registradas nas prestações de contas do ex-governador, o que configura crimes de corrupção passiva e falsidade ideológica. Também foram feitas por meios ilegais, como por doleiros, para dificultar o rastreamento, o que resulta em lavagem de dinheiro.

    Em nota, Geraldo Alckmin diz que “lamenta a denúncia oferecida, pois jamais foi procurado pelas autoridades policiais para se manifestar a respeito dos fatos. As apressadas conclusões do inquérito são infundadas e não encontram suporte nos fatos”. 

    Continua após a publicidade

    Leia a nota de defesa da assessoria de Alckmin:

    “Geraldo Alckmin, por meio de sua defesa, lamenta a denúncia oferecida, pois jamais foi procurado pelas autoridades policiais para se manifestar a respeito dos fatos. As apressadas conclusões do inquérito são infundadas e não encontram suporte nos fatos. Por isso, confiante na Justiça, responderá aos termos da denúncia, seguro de que não praticou qualquer ilícito, até porque nunca recebeu valores a título de contribuição de campanha eleitoral que não tenham sido devidamente declarados. Nem, tampouco, praticou qualquer ato de corrupção durante mais de 40 anos de vida pública.”

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês