Avatar do usuário logado
Usuário

Fuvest divulga relação candidato/vaga do vestibular 2016

O curso de medicina do campus de Ribeirão Preto apresenta a maior concorrência, com 71,9 estudantes por vaga

Por Veja São Paulo 10 nov 2015, 18h07 | Atualizado em 5 dez 2016, 11h53
Redação Enem
Redação Enem (Carlos Cecconello/Folhapress/Veja SP)
Continua após publicidade

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta terça-feira (10) a relação candidato/vaga para o vestibular 2016. O órgão seleciona estudantes por meio de provas teóricas para as 9 568 vagas da Universidade de São Paulo (USP) e para as 120 vagas do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A instituição oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no estado de São Paulo nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. O curso de medicina do campus de Ribeirão Preto é o que apresenta maior concorrência para o estudante. A disputa é de 71,9 candidatos por vaga. Em segundo lugar, aparece psicologia na capital, com 59,8 candidatos por vaga. 

+ Curso de medicina no Einstein tem 215 candidatos por vaga

Neste ano, a Fuvest recebeu 142 600 inscrições para o vestibular. No ano passado, os inscritos foram 141 888. A USP vai oferecer 1 489 das vagas por meio do sistema Sisu. Essa modalidade de ingresso será administrada pela Reitoria de Graduação. Veja as carreiras com maior número de candidatos por vaga:

Medicina – Ribeirão Preto: 71,93

Continua após a publicidade

Psicologia: 59,8

Medicina: 58,75

Relações Internacionais: 43,08

Curso Superior do Audiovisual: 38,6

Continua após a publicidade

Psicologia – Ribeirão Preto: 37,66

Artes Cênicas – Bacharelado: 36,2

Publicidade e Propaganda: 34,52

Engenharia Civil – São Carlos: 33,63

Continua após a publicidade

Jornalismo: 33,53

Medicina Veterinária: 33,28

Ciências Biomédicas: 31,15

Arquitetura – São Carlos: 27,36

Continua após a publicidade

Engenharia Aeronáutica – São Carlos: 26,30

Design: 26,08

Engenharia de Produção – Lorena: 26,03

+ Prefeitura cria Bilhete Único para desempregados

Continua após a publicidade

Processo seletivo

No dia 29 de novembro, às 13h, será realizada a prova da primeira fase do vestibular em 32 municípios do estado. O teste será composto por noventa questões e abrangerá o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório: português, geografia, matemática, história, química, física, inglês e biologia, além de algumas questões interdisciplinares. As respostas serão todas do tipo teste, com cinco opções. A duração da prova é de cinco horas.

+ Confira as últimas notícias 

A segunda fase será composta de mais três provas de caráter analítico-expositivo. No dia 10 de janeiro de 2016, quem passar para a segunda fase responderá dez questões de português e fará uma redação; no dia 11 de janeiro, a prova trará dezesseis questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina. O último teste ocorre dia 12 de janeiro e terá doze questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração. A primeira chamada dos aprovados se dá em 2 de fevereiro de 2016.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês