Funcionários do Instituto Butantan fazem paralisação
Interrompimento envolve apenas atividades não-essenciais e o funcionamento das fábricas de vacina e outros insumos continua normal
Funcionários do Instituto Butantan iniciaram uma paralisação na manhã desta quinta-feira (23) em protesto ao afastamento do diretor Jorge Kalil, no cargo desde 2011. A exoneração foi anunciada pelo secretário estadual de saúde David Uip nesta quarta-feira (22) após auditoria realizada em 2015 que apontou irregularidades na gestão ter se tornado pública. O médico Dimas Tadeu Covas foi nomeado para o posto.
De acordo com o grupo que lidera o movimento, a paralisação envolve apenas atividades não-essenciais e o funcionamento das fábricas de vacina e outros insumos continua normal. Cerca de vinte servidores chegaram a recepcionar Kalil no Aeroporto de Guarulhos na manhã de quarta quando ele retornou de viagem a Paris para ser exonerado. Eles também organizaram uma passeata no entorno do instituto na terça-feira (21).
Funcionários defendem a permanência de Kalil porque acreditam que sua gestão foi capaz de tornar o instituto mais relevante na comunidade científica internacional.
Uip disse que a decisão é irreversível pois houve “quebra de confiança” entre a secretaria e a direção do instituto.