Funcionária do Burger King é demitida após identificar cliente como “debmental” em cupom
Desligamento aconteceu após uma investigação interna e seguindo o Código de Conduta da empresa
Uma funcionária de uma unidade da rede Burger King da zona leste de São Paulo foi demitida após identificar uma cliente com a palavra “debmental” no cupom para a retirada de um pedido. O caso aconteceu no sábado (26) e viralizou nas redes sociais, onde os internautas chamaram a atitude da atendente de capacitista.
A rede de fast food informou por meio de nota que a decisão pela demissão da funcionária aconteceu após uma investigação interna e ela foi desligada conforme o Código de Conduta da empresa.
“Não toleramos esse tipo de comportamento e estamos comprometidos em manter ambientes acolhedores e seguros para nossos funcionários e clientes. Reforçaremos nossos treinamentos internos para garantir que situações como essa não se repitam”, disse o comunicado da Burger King.
A cliente que sofreu o ato preconceituoso por parte da colaboradora da rede não foi localizada pela reportagem.
O que é capacitismo?
Medir as capacidades de outra pessoa pelo fato de ela ser portadora de alguma deficiência é uma forma preconceituosa e classificada como capacitismo.
De acordo com cartilha dos ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos e da Cidadania, o ato ocorre por meio de determinadas formas de tratamento, comunicação e práticas, além de barreiras físicas, arquitetônicas e também com atitudes que impedem o pleno exercício da cidadania por essas pessoas.