Continua após publicidade

Fnac de Guarulhos não pode vender eletrônicos sem imposto

A loja no terminal 3 ainda não recebeu a licença da Receita Federal para trabalhar como free shop

Por Redação VEJASAOPAULO.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 14h27 - Publicado em 16 Maio 2014, 17h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Fnac no terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos ainda não conseguiu a licença da Receita Federal para trabalhar como free shop. Com isso, produtos eletrônicos – como smartphones, laptops, câmeras e videogames – não podem ser vendidos atualmente com preços equivalentes aos que são encontrados nos Estados Unidos, conforme anunciado anteriormente.

     

    Procurada, a Fnac informou apenas que não se pronunciará sobre o assunto. Apesar disso, VEJA SÃO PAULO apurou que a loja já encaminhou o pedido para obter a autorização, por isso continua funcionando normalmente. Mas os preços praticados atualmente não são sem impostos.

    Questionada, a Receita Federal não falou sobre a situação da Fnac. Entretanto, disse que todos os estabelecimentos que estão funcionando no terminal 3 possuem licença prévia. “Algumas têm autorização para operar como loja franca, outras dispõem de autorização para instalação e funcionamento em área restrita, sendo que, nesse caso, não há direito à venda em moeda estrangeira, nem isenção de impostos ou incentivos fiscais”, explica a Receita Federal em nota.

    Continua após a publicidade

     

    A Fnac também não confirmou se chegou a vender aparelhos sem repassar ao consumidor o valor das taxas ou se teve algum prejuízo por conta dessa situação. Entretanto, a reportagem constatou que passageiros conseguiram adquirir, por exemplo, iPhone 5S por 1 492 reais no primeiro dia de funcionamento, no último domingo (11). Na loja virtual da Fnac, o mesmo celular custa 2 799 reais.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.