Retrospectiva de Flávio de Carvalho e mostra de sua obra tomam MAM
Para dar conta de trajetória, curador Rui Moreira Leite encheu a Grande Sala de 155 itens, entre pinturas, desenhos, esculturas, livros, jornais
Nascido em Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro, e muito ligado a São Paulo, Flávio de Carvalho (1899- 1973) pode ser chamado de um homem múltiplo: arquiteto, pintor, desenhista, cenógrafo, decorador, escritor, teatrólogo, engenheiro, agitador cultural… Essa última qualificação, na maioria das vezes empregada gratuitamente, faz em seu caso todo o sentido.
De fato, ele sacudiu provincianismos ao seguir de chapéu e na direção contrária uma procissão, em 1931, ou ao vestir um saiote e passear pelas ruas do centro da cidade, em 1956. Foram essas Experiências Nºs 2 e 3 as pioneiras do happening no país. O legado do modernista Flávio de Carvalho é tão fértil que o Museu de Arte Moderna (MAM) resolveu dedicar a ele seus dois espaços expositivos pelos próximos três meses.
Para dar conta de sua trajetória, o curador Rui Moreira Leite encheu a Grande Sala de 155 itens, entre pinturas, desenhos, esculturas, livros, jornais, revistas e catálogos. Os retratos — um de Mário de Andrade e outro de Jorge Amado, por exemplo — são o ponto alto da retrospectiva. Sobressaem ainda arrojados projetos arquitetônicos, caso das residências da Alameda Lorena, da sede da Fazenda Capuava e de propostas não realizadas, como a do prédio da embaixada argentina. Na Sala Paulo Figueiredo, o curador colombiano Inti Guerrero montou A Cidade do Homem Nu.
Ao fazer uma leitura livre de uma palestra sobre urbanismo dada por Flávio de Carvalho em 1930, ele alinhou criações de Claudia Andujar e Miguel Ángel Rojas, além de um traje usado por Ney Matogrosso na banda Secos & Molhados, entre outras peças.
AVALIAÇÃO ✪✪✪
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
16 restaurantes que fecharam nos últimos meses em São Paulo
Prunes au Pichet: uma sobremesa simples com vinho e ameixas
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento





