Imagine um estacionamento com mais de 80 000 metros quadrados lotado de 450 carrões cheirando a novo e muito bem escoltados por belas guardadoras. Nem precisa se beliscar. Esse cenário de sonhos vai virar realidade entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro no Anhembi, onde acontece o salão. O maior evento automotivo da América Latina comemora 50 anos com 42 marcas em exibição. Cerca de 600 000 visitantes devem se esbarrar pelos corredores e se debruçar sobre os estandes nesses dez dias. Em 2010, uma das novidades é o foco na sustentabilidade. Carros elétricos e híbridos, que poluem menos, ganham espaço no salão. Entre eles, encontra-se o BMW Série 7, que tem preço estimado em R$ 650 mil.
A Fiat também embarcou na onda verde. Entre as três versões conceito do Novo Uno que exibirá em seu estande está a Ecology. Assim como nas residências ecologicamente corretas, o carro traz no teto um painel para captação de energia solar. O sistema faz funcionar o ar-condicionado e a direção hidráulica. No tanque, ele aceita somente álcool. E, no interior, sobram materiais recicláveis e biodegradáveis para dar acabamento às portas e ao painel. Fibras de coco compõem o revestimento dos bancos.
Quem prefere outras cores e tendências além do verde também encontra opções. O Uno Sporting, para os que precisam de mais motor para acelerar por aí, pode ser Amarelo Indianápolis, Vermelho Modena e até Laranja Nemo. Além do motor 1.4 Fire, o esportivo compacto e moderninho é equipado com faróis de máscara negra, spoiler dianteiro, faixas laterais e aerofólio traseiro, ponteira dupla de escapamento e rodas de liga leve de 15 polegadas. Inspirando-se no tunning, a montadora rebaixou a suspensão da nova versão em 20 milímetros. Já o Concept Cabrio perdeu o teto e ganhou status de conversível feito sob a base do Novo Uno. Graças ao motor 1.4 Turbo do Punto Jet, o carro alcança quase 200 quilômetros por hora, segundo a Fiat.
As linhas futuristas podem ser vistas no Fiat Mio, ou FCC III. O design foi pensado com base em opiniões do que os usuários do site da Fiat gostariam de ver num carro. Outro lançamento da marca será o Bravo, que chegará ao mercado em 2011. O hatchback médio virá com dois tipos de motores: 1.8 ou 1.4, ambos 16 válvulas. Para evitar engarrafamentos e, quem sabe, garantir seu lugar ao volante de alguma dessas máquinas, prefira o período da tarde
Clique aquie confira a agenda do evento.
À Espera da largada em Interlagos
Tomando o rumo de Interlagos, há outro ponto de encontro dos loucos por velocidade. E, quando o assunto é a tradicional corrida de Fórmula 1, não são só os vários quilômetros por hora atingidos pelos carros os números que impressionam. Cerca de 120 mil pessoas são aguardadas no Autódromo José Carlos Pace para os três dias de festa – 70 mil apenas no domingo da prova, penúltima etapa do campeonato. Para trazer todo o equipamento utilizado no espetáculo são mobilizados seis Boeings 747, que trazem até o Brasil aproximadamente 600 toneladas de carga. Isso sem contar o material que chega por aqui via porto de Santos, as cem carretas que transportam tudo até Interlagos e a equipe de 150 pessoas do Hospital São Luiz a postos para atender qualquer imprevisto. Os preços dos ingressos também são superlativos: vão de R$ 395,00 a R$ 2385,00.
39º Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1
Onde: Autódromo de Interlagos (Avenida Senador Teotônio Vilela, 261, Interlagos, tel.
5666-8822, https://www.autodromointerlagos.com)
Quando: dias 5, 6 e 7/11 (entrada a partir das 7h); 5/11: treino livre das 10h às 15h30;
6/11: treino livre das 10h às 12h e treino classificatório das 14h às 15h; 7/11: corrida às14h.
Quanto: R$ 395 (setor G, válido para sábado e domingo) a R$ 2 385 (setor E, válido
para sexta, sábado e domingo).
Nem só o ronco dos motores será ouvido por esses dias. Em 5 de novembro, o rapper americano Eminem se apresenta no Jockey Club no festival F1 Rocks. Pela primeira vez no Brasil, ele traz na bagagem o disco “Recovery”, lançado em junho.