Continua após publicidade

Saiba como reduzir os danos da junk food

A nutricionista Vivian Ragasso dá dicas para não passar vontade em seu boteco predileto, mesmo que as opções do cardápio listem frituras e outras guloseimas supercalóricas

Por Carolina Romanini
Atualizado em 1 jun 2017, 17h44 - Publicado em 26 abr 2013, 18h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • É possível acompanhar os amigos em uma saborosa happy hour sem sair da dieta? De acordo com a nutricionista Vivian Ragasso, do Institudo Cohen, sim. Mas a força de vontade é fundamental, tanto para recusar as tentações como para avaliar as melhores opções dos cardápios. “Uma boa dica para reduzir os danos é dividir as porções mais exageradas”, diz ela. 

    A pedido de VEJASÃOPAULO.COM, Vivian avaliou os menus de alguns dos endereços mais badalados da cidade para indicar as melhores pedidas. O mapa da mina você encontra abaixo:

    + Fugiu de dieta? Saiba onde comer pratos leves

     

     

     

    Batata Rústica - Lanchonete da Cidade

    Batata Rústica – Lanchonete da Cidade

    Publicidade

     

     

    Coxinha do Veloso - Foto Raquel Espirto Santo
    Coxinha do Veloso – Foto Raquel Espirto Santo ()

     

    OS PERIGOS DISFARÇADOS

    Independentemente do bar ou da lanchonete, alguns pratos e bebidas são unânimes, principalmente nas mesas de happy hour. A porção de batata frita, por exemplo, presente em nove entre cada dez mesas, pode parecer indefesa quando compartilhada entre muitos, mas mesmo um pouco dessa delícia pode ser bastante calórico. Confira abaixo algumas substituições importantes que você pode fazer:

    Batata frita – além de calórica (dez palitinhos de batata equivalem a 150 calorias), ela é rica em gordura saturada – muitas vezes rica na gordura hidrogenada também, usada para manter a crocância e o sabor. Substitua por opções de batata assada (muitas vezes as batatas smiles são assadas e não fritas) ou bruschetas, ideais para serem apreciadas entre amigos.

    Fritura (pastel, croquete, coxinha, bolinho de arroz, mandioca frita) – o problema nessas porções não é o ingrediente, mas a reutilização do óleo para fazer as frituras. São raros os estabelecimentos que utilizam o óleo uma única vez.. Muitas frituras em uma mesma panela de óleo geram alterações químicas na estrutura da gordura, transformando-a de insaturada para saturada. Em excesso no organismo, essa gordura pode gerar diversas doenças metabólicas. Substitua os pratos fritos por petiscos como a mussarela de búfala com tomate-cereja e manjericão no palito; uma porção de fundo de alcachofra; frios (de preferência chester e peito de peru); mix de cogumelos e palitinhos de legumes (cenoura, pepino, erva doce, palmito). Mais saborosas e bem-vindas à mesa de bar, são as castanhas, frutas secas e oleaginosas no geral.

    Bebida alcoólica (chope, cerveja, caipirinha) – muitas vezes o deslize ocorre exatamente aqui, pois é comum as pessoas esquecerem de calcular as calorias dos líquidos. Lembre-se sempre de que um copo de cerveja equivale, em quantidade calórica, a um pão francês. Acompanhado de um petisco calórico, por exemplo, em poucas horas de bar você pode ingerir a quantidade de calorias indicada para um dia inteiro. Além de altamente calórico, o álcool em excesso no organismo é armazenado em forma de tecido adiposo, aumentando a circunferência abdominal. Nesse caso, o bordão “beba com moderação” vale também para a saúde e boa forma.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.